• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Xô, dor nas costas

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

desk-312595_960_720
Foto: Pixabay

A coluna vertebral é o que mantém o equilíbrio do corpo. Se ficarmos durante muito tempo na mesma posição enquanto trabalhamos, carregarmos mais peso do que aguentamos ou até mesmo se sentarmos de qualquer jeito, sem nos preocuparmos com a postura, pode até demorar, mas um dia a coluna vai reclamar.

Agora, neste exato momento, além de mim, há uma pessoa sentindo dor nas costas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no decorrer da vida, cerca de 80% da população do mundo vai sentir essa dor, que poderá estar relacionada ao trabalho.

Sedentarismo, obesidade e má postura desencadeiam problemas na coluna. Com o tempo, podem surgir alterações corporais como a escoliose (quando a coluna desvia para o lado) ou a cifose (quando a coluna desvia para frente). A dor, quando se encontra na região dorsal, ou seja, bem no meio da coluna pode dar origem à dorsalgia, mais conhecida como dor nas costas, que pode vir dos músculos, ossos, nervos ou articulações.

Se a pessoa tiver uma lesão muscular, a dor lembra uma queimação. Mas a grande vilã da dorsalgia é a má postura. Segundo a Previdência Social, a dorsalgia é uma das principais causas de afastamentos do trabalho. Outra queixa muito frequente em relação à coluna é a dor na região lombar. A lombalgia está relacionada às dores que começam na região tóraco lombar até a região da linha glútea, podendo irradiar pela perna. Na maioria das vezes, a causa está associada a ficar sentado por muito tempo na mesma posição ou carregar excesso de peso. Assim, a melhor maneira de não sobrecarregar a coluna é não carregar mais do que 10% do peso do corpo e praticar atividades físicas.

Dica: a cada 60 minutos, deve-se poder levantar para tomar uma água ou fazer alongamento, para depois retornar as atividades. Pensando na saúde dos empregados, algumas empresas adotam medidas para que eles não se lesionem ou fiquem incapacitados ao trabalho.

4 Comentários

  1. Juarez

    Será que o empregador vai permitir que o empregado se levante de hora em hora para beber água e fazer alongamento? Duvido!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.