• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Vem aí 2o encontro sobre atmosferas explosivas

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Encontro do Cobei será em junho (Foto ilustrativa Pixabay)

Ao longo dos dois últimos anos, escrevi diversos textos para a categoria de áreas classificadas deste blog, para alertar sobre os riscos de explosão em indústrias. Além de expor às pessoas sobre o tema para que saibam da necessidade de prevenção contra explosão em atmosferas explosivas, os profissionais do setor vêm fazendo a sua parte promovendo treinamentos para a atualização do conhecimento.

A segurança durante o ciclo total de vida das instalações industriais “Ex”, contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis, será abordada durante evento em junho de 2018. Parece-me óbvio que divulgaria aqui o 2º Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEX BR do Cobei, a ser realizado em 7 de junho, no SENAI, em São José do Campos, interior paulista. O Subcomitê SC IECEx BR do Cobei, criado em 2008, prepara o Brasil para participar como “Member Body” no IECEx (IEC System for Certification to Standards relating to Equipment for use in Explosive Atmospheres).

Os membros do Cobei acompanham periodicamente os trabalhos de elaboração, revisão e votação dos Documentos Operacionais do IECEx. Esse Subcomitê atua também na análise e aprovação de reconhecimento (“peer-assessment”) de novos Organismos de Certificação de Laboratório de Ensaios de equipamentos “Ex” que entram nesse sistema internacional de avaliação da conformidade da IEC para atmosferas explosivas.

Este encontro anual vai proporcionar ao público interessado uma oportunidade de atualização sobre o tema “Ex”, obtendo informações recentes sobre o panorama geral das instalações envolvendo atmosferas explosivas e da necessidade de certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, certificação de empresas de prestação de serviços “Ex” e certificação de competências pessoais para a realização de atividades “Ex”, sob o ponto de vista do ciclo total de vida das instalações contendo atmosferas explosivas.

“Nunca devemos esquecer-nos de que o conhecimento técnico é o ponto de partida para a proteção em atmosferas explosivas. A indústria que não se protege coloca em risco patrimônio e seres humanos. Portanto, vejo com muito bons olhos, eventos como o que ocorrerá em junho, promovido pelo Cobei”, afirma Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos. O público alvo deste encontro são os profissionais envolvidos com atividades relacionadas com atmosferas explosivas, tais como eletricistas, instrumentistas e engenheiros que atuam nas áreas de certificação de produtos, projeto de instalações, especificação de produtos, montagem, inspeção, manutenção, auditorias, reparo e recuperação de equipamentos e instalações “Ex” para áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, para instalações terrestres (onshore) ou marítimas (offshore).

3 Comentários

  1. Romulo Peres

    O objetivo desse encontro é obter informações atuais sobre o panorama geral das instalações envolvendo atmosferas explosivas.

  2. Roberval Bulgarelli

    O 2º Encontro Anual sobre Atmosferas Explosivas do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei foi um sucesso, com a presença de uma grande plateia, lotando o auditório do SENAI de São José dos Campos.
    Este Encontro Ex cumpriu o seu objetivo de levar informações atualizadas sobre os sistemas de certificação Ex sob a abordagem da segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações em áreas classificadas.
    Fica o convite para participarem do 3º Encontro Anual Ex do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei, a ser realizado em 2019.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.