• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Vai xingar? Cuidado que a empresa pode ser condenada por assédio moral

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Ofensa no trabalho pode ser punida com indenização (Foto Pixabay)

Respeito é bom, e todos gostam, não é mesmo? No ambiente ocupacional, a atitude de consideração aos trabalhadores significa que há respeito por princípios civilizatórios. O poder e o dinheiro não dão passe livre para as humilhações impostas por muitos empregadores e chefias pelo País a fora.

Afinal, por que abro este post com o tema de respeito? Porque a exteriorização oposta chama-se xingamento. Além de conduta grotesca, a agressão verbal em ambientes de trabalho é passível de punição. E foi por causa de xingamentos proferidos em reuniões de trabalho pela chefia e dirigidos aos subordinados, que uma empresa foi condenada a pagar R$ 15 mil a um trabalhador. Esse foi o entendimento da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho em ação movida por empregados. Nela, o trabalhador afirmou que o diretor da empresa perdia o controle ao fim da leitura dos relatórios de produtividade e ofendia com xingamentos 40 empregados presentes nas reuniões. O nível do diretor era tão baixo, que ele agredia os subordinados chamando-os de “inúteis” e afirmando que tinha “sangue europeu”, enquanto os brasileiros “trabalham para comer”. Pela sentença, o uso de palavras depreciativas e até de baixo calão por razões relacionadas à produtividade é motivo suficiente para caracterizar o assédio moral.

Agora, senhor diretor, grita, xinga e esperneia, se é tão macho assim….

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

3 Comentários

  1. cleber Simas

    infelizmente, as agressões verbais são frequentes nos ambientes de trabalho. às vezes, não com muita agressividade, mas suficiente para estressar quem foi xingado.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.