• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Uma quase tragédia com andaime suspenso em Oklahoma City (EUA). Um fato para se refletir

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Incidente em Oklahoma foi filmado em vídeo (Foto: reprodução/Twitter Jason Hackett)

Como sextou, vou divulgar um incidente laboral de deixar os cabelos em pé, tanto das vítimas quanto, possivelmente, de suas mulheres, que devem ter visto o fato gravado em vídeo após o salvamento deles. Na manhã da última quarta-feira, 15, dois trabalhadores de uma empresa de manutenção preparavam-se para limpar os vidros de um prédio no alto da Devon Tower, em Oklahoma City (EUA), quando, por causa dos fortes ventos, um dos cabos da plataforma suspensa se soltou, causando pânico, e mobilizando bombeiros. O arranha-céu de 52 andares tem 227 metros de altura. Por sorte, os homens foram resgatados e sofreram apenas ferimentos leves. Os bombeiros que participaram do salvamento acreditam que o vento tenha danificado o cabo. Os andaimes suspensos são plataformas apoiadas por vigas metálicas ou de madeira, e suportadas por cabos de aço que se movimentam para cima e para baixo com o auxílio de guinchos elétricos ou sistema de manivelas. Segundo os fabricantes desse tipo de plataforma, o equipamento que permite grande mobilidade e produtividade, é seguro.

A pergunta que deixo para a reflexão dos profissionais de segurança de trabalho que seguem este blog é: faltou planejamento para a execução dessa atividade? Terá ocorrido alguma falha na segurança do trabalho em altura? Era possível prevenir esse incidente ou contra ventos não há ‘argumentos’? Faltou percepção de risco? Bom final de semana a todos!

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.