• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Trabalho em altura oferece riscos aos empregados, resultando em tragédia nos ambientes ocupacionais

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Medidas de prevenção para o trabalho em altura (Foto Pixabay)

A segunda série do Prevenir Sempre Pod, o podcast sobre acidente de trabalho, produzido por mim, juntamente com Dorothea Piratininga e Eduardo Elias, tratou sobre a proteção contra os acidentes de trabalho por quedas de altura.

Pautamos a série, pois a ocorrência desse tipo de infortúnio laboral é bastante frequente, causando sequelas incapacitantes e mesmo mortes de trabalhadores. Portanto, quando escrevo sobre o trabalho em altura ou produzimos podcasts sobre o tema, nosso propósito é estimular a reflexão sobre as causas e, evidentemente, as formas de prevenção. Muitos estudos já realizados constataram que o acidente por queda leva a incapacidade temporária, parcial, permanente ou, lamentavelmente, a total. Além dos efeitos fatídicos sobre a vida do indivíduo, esse tipo de acontecimento traz consequências ao Estado, mais precisamente sobre a previdência social, uma vez que o trabalhador precisa ser afastado por longos períodos de suas atividades laborais.

Como de costume, o empregado do setor da construção civil é o mais afetado pela queda em altura, inclusive representando o maior número de acidentes com mortes. Nesse ramo, quedas de altura resultam em acidentes fatais, sendo a primeira causa de mortalidade relacionada a acidentes de trabalho. Pesquisas também já demonstraram que as quedas de escada em meio ocupacional ocorreram com o trabalhador sentado ou de pé na escada, durante a descida ou durante a subida. O movimento indevido da escada foi responsável pela maioria das quedas, envolvendo cavaletes ou escadas retas. Tropeços ou erros em acertar os degraus também têm como consequência as quedas de escada, envolvendo falha ou quebra do dispositivo.

Durante nossos episódios do podcast em trabalho em altura, fizemos questão de destacar a importância dos exames médicos aos quais os trabalhadores devem ser submetidos, dentro do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), para avaliá-los físico e psicologicamente. Obviamente, falamos bastante da norma regulamentadora 35 que estabelece os requisitos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, sempre, considerando os riscos envolvidos em cada situação. Escute os episódios do Prevenir Sempre Pod, série de Trabalho em Altura, para entender ainda mais das formas de prevenção.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUARTO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO DAS MÃOS, QUARTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.