• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Trabalhador não é criança, mas pode receber advertência

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Advertência é um direito do patrão? (Foto Pixabay)

No Brasil, mais do que em qualquer outro país, o empregador é ‘vendido’ como vilão, e o empregado, como ‘a vítima’.  As ideologias esquerdistas são as patrocinadoras dessa narrativa, não é mesmo? Para mim, a lógica é simples. Tanto empresário como trabalhador devem ter direitos e deveres respeitados, independentemente das leis, que devem ser conhecidas e respeitadas. A relação de trabalho precisa ser desenvolvida em prol do conjunto, negócio e ser humano.

Mas esse meu bolodório de introdução é mesmo para abordar a chamada advertência, recurso de gestão utilizado pelo patrão para advertir ‘oficialmente’ o funcionário que comete erro no exercício do trabalho, que resulta em prejuízo ao empregador.  Essa advertência é usada, por exemplo, quando o trabalhador se nega a usar equipamento de proteção individual, o EPI.

Em caso de advertências reincidentes, a empresa pode até demitir o trabalhador por justa causa. Sobre esse recurso, não pode, após o conhecimento da indisciplina, o chefe ameaçar o trabalhador, dizendo que ele vai receber uma advertência. Não, nada disso, o ambiente de trabalho não é um campo de tortura psicológica. Houve a indisciplina, providencia-se o papel de advertência, assinado e registrado em cartório. Além disso, sugiro que o técnico de segurança, encarregado de orientar o trabalhador para o uso do EPI, disponha-se a informar, informar, educar, educar, porque ninguém quer passar o mês entregando advertência.  Ou mesmo, antes disso, ficar martelando nos ouvidos, a advertência verbal. Cresçam e apareçam, trabalhadores e empregadores.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O MAIS NOVO EPISÓDIO DA SÉRIE ESPAÇOS CONFINADOS

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.