• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Trabalhador gordo não pode ser humilhado sem punição à empresa

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

No trabalho ou em qualquer lugar não se deve discriminar alguém por estar acima do peso (Foto Pixabay)

Estar acima do peso não faz bem para a saúde, e hoje a medicina explica as razões claramente. Entre os malefícios que o excesso de peso provoca, um deles é a alteração da função da insulina, o que resulta em diabetes. Também a ocorrência de doença cardiovascular está relacionada ao aumento do Índice de Massa Corporal (IMC).

E por isso é importante dispensar um suculento churrasco, batata frita e cerveja. Ah, que coisa chata toda essa privação, não é? Sou do tipo que respeita as decisões individuais, sejam más ou boas. Cada um sabe de si. O que não é aceitável é permitir a ocorrência da “gordofobia”, especialmente em ambiente de trabalho, que é uma maneira de discriminação, por pessoas que humilham e não têm tolerância com quem se encontra fora do peso ideal. Aliás, empresas que permitem a gordofobia podem sofrer processo por essa prática, e o trabalhador discriminado, receber indenização por danos morais.

Além do aspecto jurídico, os episódios envolvendo gordofobia podem levar a uma tragédia, como o suicídio da vítima. Em casos de discriminação contra os trabalhadores com excesso de peso, a Justiça do Trabalho vem condenando empresas que não zelam pelo ambiente de trabalho, e por não protegerem a vítima. Os atos de gordofobia configuram crime e estão sujeitos à reparação de danos morais e materiais na esfera civil.

A gordofobia extrapola a preocupação exclusiva das vítimas, e passa a ser um problema para as empresas que são ou podem vir a ser palco das agressões. No âmbito judicial, devem-se juntar provas, como gravação, prints das redes sociais e testemunhas. Ao impedir discriminações, as empresas mostram que se preocupam com ambientes respeitosos para promover saúde física e mental aos seus empregados.

Se você fosse do RH de uma empresa, ia sugerir a realização de um churrasco de confraternização entre gordos e magros? Final do ano está chegando…

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.