• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Tirar um cochilo depois do almoço no trabalho, pode? Nem sempre, mas faz bem

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Empresas (poucas) dão pausa para o cochilo (Foto Pixabay)

Acho que nem as empresas ditas ‘moderninhas’ aceitam que seus empregados durmam no serviço. Explico: o cochilo após o almoço, de 30 minutos, nas dependências da empresa não é uma moda de gestão que chegou às grandes metrópoles, como São Paulo, mas em cidades do Norte do país, como Belém, no Pará, acontece, e com consentimento do patrão. Por exemplo, na Federação das Indústrias do Pará há o espaço de convivência, onde os funcionários têm à disposição oito poltronas para tirar um cochilo depois do almoço.

“Descanso um pouco antes de voltar ao trabalho”, diz um funcionário. “A gente volta muito melhor”, diz outra. Em outro caso, em Belém, um comerciante, que é dono de uma loja de produtos para animais, um petshop, tem o hábito de fechar seu estabelecimento na hora do almoço. Ele tira uma soneca e retorna às 14h50, para abrir a loja novamente.

Uma empresa que permita essa pausa após o almoço pode ser o sonho de muitos trabalhadores, mas nem todos têm essa oportunidade, pois, simplesmente, as empresas não ‘compraram’ essa ideia, como sendo produtiva aos seus negócios. Ainda que as empresas não estimulem essa prática na gestão de pessoas, os médicos confirmam que aquela vontade irresistível de tirar uma soneca depois do almoço faz bem.

Na China, esse hábito salutar é uma tradição. Será esse o segredo de eles produzirem tanto?

Mas atenção – são só 40 minutos. Segundo André Nunes, médico, uma soneca de, no máximo, 30 minutos, ajuda a enfrentar o resto do dia. “Um pequeno tempo de descanso é salutar, pois proporciona um melhor desempenho, tanto intelectual como profissional, e até uma resposta à saúde do empregado”, diz o médico. Mas ele alerta, esse sono, o cochilo de depois do almoço, não é para substituir o sono da noite.

 

5 Comentários

  1. Regina Maria Bernardes

    Se eu pudesse dormir uns 20 minutinhos depois do almoço renderia muito mais depois, mas acho que meu chefe não ia gostar nem um pouco. he he.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.