• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Ter brigada de incêndio é mais do que cumprir norma, é pensar em salvar vidas

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Treinamento com membros da brigada de incêndio (foto: Pixabay)

Em uma edificação, seja residencial, comercial ou industrial, é necessário que os ocupantes estejam preparados para o início do combate ao fogo, para que não se transforme num incêndio, e o abandono do local de forma correta e ordenada.

E quais são os pontos principais de uma brigada de incêndio? Três aspectos são considerados básicos e triviais: primeiramente, são os equipamentos que devem ser planejados de acordo com o risco da edificação, área e número de ocupantes. O segundo ponto é a manutenção, pois não adianta ter um projeto bem calculado, se não houver uma manutenção dos equipamentos que garanta o seu funcionamento no momento necessário. E o terceiro ponto é o pessoal treinado, que é quando o papel da brigada de incêndio faz-se crucial. Evidentemente, esses três pontos trabalham como uma engrenagem, se uma sair, a máquina não funciona. Ou seja, um incêndio pode torna-se uma grande tragédia com destruição material e de perdas de vidas humanas.

A brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas, que deve ser treinado e capacitado em combate a incêndio e primeiros socorros para atuar no momento necessário. Portanto, o treinamento da brigada é uma exigência normativa, e cada estado conta com sua legislação própria. Em se tratando de brigada de incêndio não há norma nacional. Se o estado não aborda a brigada de incêndio em sua legislação, deve-se basear na NBR 14.276. Para haver segurança contra incêndio, o mais importante é não deixar que o fogo fique fora do controle. E isso só é possível com pessoas bem treinadas e equipamentos e manutenção em dia.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.