• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Siga os procedimentos para trabalho com produtos inflamáveis

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Proteção contra produtos inflamáveis (Foto Pixabay)

Os riscos de se trabalhar com produtos inflamáveis são óbvios, tanto que rotineiramente os acidentes envolvendo explosões vitimam gravemente trabalhadores. Sem dúvida, devemos lamentar, mas, sobretudo, prevenir.

Logo, a prevenção deve ser a tônica da empresa quando um ambiente ocupacional contém essas substâncias. Por isso, foi criada a norma regulamentadora 20 (NR 20), que trata de segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis. A NR 20 busca a segurança das pessoas envolvidas com inflamáveis (gases e líquidos) e combustíveis (líquidos) em todo ciclo de vida da instalação, iniciando pelo projeto, construção, manutenção, operação, até a desativação, abrangendo a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Nesses locais, deve-se implantar medidas de controle que consistem em manter um sistema de aterramento, isolar a área, ter equipamento de combate a incêndio.

Um ponto de extrema importância da norma refere-se à capacitação obrigatória aos trabalhadores que adentram áreas com inflamáveis ou até mesmo aqueles que não mantêm contato direto com o processo ou processamento. O treinamento deve ser programado e pago pelo empregador. Além disso, os procedimentos coletivos seguros para líquidos e produtos inflamáveis indicam que trabalhadores devem manter-se afastados de calor, faíscas e chamas, e só armazená-los em local fresco/baixa temperatura, e bem ventilado (seco) afastado de fontes de calor e ignição. Já as medidas individuais tratam da utilização de equipamento de proteção individual apropriado (equipamento de proteção respiratória com filtro contra vapores/névoas; luvas de proteção de PVC, borracha nitrílica ou natural, óculos de proteção contra respingos). Jamais aspirar (poeira, vapor ou névoa) dos produtos e evitar contato com olho e pele.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA MAIS UM EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.