• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Setor de armazenamento de grãos precisa de proteção

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Grãos armazenados podem provocar acidentes (Foto Pixabay)

Hoje trago duas informações aos leitores que gostam de textos sobre áreas classificadas, uma das categorias deste blog. No entanto, há uma boa e outra, ruim. Qual vocês querem saber primeiro? Acho que todos preferem receber a notícia ruim primeiro, pois assim conseguem digeri-la e aceitá-la, para depois saberem sobre a notícia boa, no final.

Bem, vou apostar nisso, e contar a ruim, explicando que o setor de armazenamento de grãos, como os silos, que é considerado um espaço confinado, conforme apresenta a norma regulamentadora 33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados), pode desencadear grandes e graves acidentes explosivos. Ocorre que uma nuvem de pó em suspensão gerada pelos grãos transportados nos silos relacionada à dimensão das partículas, concentração de impurezas, concentração do oxigênio e fonte de ignição, cria o ambiente explosivo. Ou seja, a explosão pode ocorrer como resultado de uma fonte de ignição dentro de ambiente com determinada concentração de partículas em suspensão. Logo, as empresas devem promover soluções preventivas para esses ambientes, evitando as tragédias explosivas.

Agora, vamos à notícia boa: o Brasil continua tendo um grande potencial de produção de grãos. Para a safra 2018/19, a produção será da ordem de 241,3 milhões de toneladas, num incremento de 6% ou 13,7 milhões de toneladas acima da safra anterior. Com essa expectativa confirmando-se, o que precisamos é que os produtores criem um sistema de armazenamento eficaz, eliminando ou reduzindo as chances de explosão, que vitimam trabalhadores e geram perdas da produção.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUINTO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO DOS PÉS, TERCEIRO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.