• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Setor agropecuário continua salvando a pátria e, melhor, com destaque à segurança dos trabalhadores rurais

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Nova NR 31 para segurança do trabalhador rural (Foto Pixabay)

Mesmo que a Seita da Terra Parada, como diz o jornalista e escritor Guilherme Fiuza, tenha imposto uma quarentena sem embasamento científico, a cúpula de servidores da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada ao Ministério da Economia, manteve a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) trabalhando.

A comissão tem o papel de discutir temas referentes à segurança e à saúde no trabalho, em especial às Normas Regulamentadoras. E o mais recente resultado desse trabalho foi a publicação, em 27 de outubro, da Portaria 22.677, que aprova a nova redação da Norma Regulamentadora nº 31 (Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura).

No Brasil, onde o setor agropecuário foi o único da economia com crescimento na pandemia, segundo o IBGE, cuidar das relações de trabalho entre empresa e empregado é mais do que urgente. Portanto, a nova NR 31 vai ao encontro da melhor forma de planejar o desenvolvimento das atividades do setor com a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural.

Acho salutar que a preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores desse segmento tenha estado em pauta mesmo durante a pandemia. O Anexo I da Portaria referente à NR 31 detalha itens sobre: Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural; Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural; Medidas de Proteção Pessoal; Ergonomia; Transporte de Trabalhadores; Instalações Elétricas; Segurança no Trabalho em Máquinas, Equipamentos e Implementos; Secadores, Silos e Espaços Confinados; Trabalho em Altura; Condições Sanitárias e de Conforto no Trabalho Rural; entre outras.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.