• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

SÉRIE CEREST DO BRASIL: Sobral, que não sou de lá

Sou mineira, de Belo Horizonte, com raízes nordestinas (com muito orgulho) e hoje moro no “principado” de São Caetano do Sul, SP. Quer dizer, não sou de Sobral, do Ceará, mas sei que a cidade teve um cidadão ilustre: Chico Anysio. Essa abertura foi apenas para escrever sobre o CEREST de Sobral, no Ceará. Fico feliz de trazer na Série CERESTs do Brasil, o verdadeiro País que se preocupa e trabalha contra as doenças e os acidentes de trabalho. Com uma vasta área de abrangência e, portanto, com diversidade de características territoriais, o CEREST de Sobral mantém suas atividades voltadas para várias áreas e inúmeros processos produtivos, nas mais variadas ocupações, que requerem a atenção da unidade cearense. “No entanto, destacamos as atividades na agricultura e na construção civil que vêm apresentando os maiores índices de acidentes de trabalho nos últimos cinco anos”, afirma Fernando Sérgio Mendes Carneiro, coordenador do CEREST.

A abrangência de atuação dessa unidade é realmente ampla, que inclui a região Norte do Estado do Ceará e é composta por quatro regiões de saúde, totalizando 47 municípios, sendo esses: Acaraú, Camocim, Crateús, Sobral, Groaíras, Mucambo, Alcântaras, Hidrolândia, Nova Russas, Ararendá, Independência, Novo Oriente, Barroquinha, Ipaporanga, Pacujá, Bela Cruz, Ipu, Pires Ferreira, Camocim, Ipueiras, Poranga, Cariré, Irauçuba, Quiterianópolis, Catunda, Itarema, Reriutaba, Chaval, Jijoca de Jericoacoara, Santa Quitéria, Coreaú, Marco Santana do Acaraú, Martinópole, Senador Sá Cruz, Massapê, Forquilha Meruoca, Tamboril, Frecheirinha, Monsenhor Tabosa, Uruoca, Graça, Moraújo, Varjota, Granja e Morrinhos.

Por ser transversal, a área da saúde do trabalhador envolve diversas disciplinas e, com isso, uma equipe multiprofissional, que compreende o processo saúde-trabalho-doença. “Para atender a necessidade de ações planejadas, nossa equipe é composta por 17 profissionais, sendo um auxiliar administrativo, um auxiliar de serviços gerais, três enfermeiras em saúde do trabalhador, dois engenheiros de segurança do trabalho, um fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, uma médica do trabalho, dois motoristas, uma psicóloga, duas técnicas de enfermagem, um técnico de segurança do trabalho e um vigia”, conta Carneiro.

O CEREST Sobral desenvolve atividades nas áreas de acolhimento e atenção aos trabalhadores; vigilância de ambiente e processos de trabalho; epidemiologia, pesquisa e informação em saúde do trabalhador; educação e capacitação profissional permanente em saúde do trabalhador; comunicação e educação popular; mapeamento dos processos produtivos; e matriciamento em saúde do trabalhador. Segundo Carneiro, os acidentes de trabalho são fenômenos complexos e multicausais, cuja determinação está no processo de trabalho. “A maior parte desses eventos é previsível e evitável. No entanto, sua prevenção encontra obstáculos de diversas ordens. Dentre eles, a própria compreensão do fenômeno (acidente), a visão reducionista que refere a culpabilidade ao operador, associada ao não cumprimento de normas e padrões de segurança. O conhecimento do trabalho real e a intervenção preventiva só são possíveis com a participação ativa do trabalhador nos locais de trabalho. Infelizmente essa participação ocorre de modo ainda limitado pelos constrangimentos de contexto autoritário de subordinação dos trabalhadores”, avalia.

Para o coordenador, há ainda barreiras a transpor para que as ações voltadas ao trabalhador aconteçam de forma efetiva. “É preciso avançar num olhar sobre a relação saúde-trabalho-doença que possibilite compreender a articulação entre o mundo do trabalho em âmbito geral, os processos produtivos locais e os processos de trabalho que se desenvolvem nos territórios. Além disso, devemos perceber os trabalhadores que estão inseridos, e aqueles excluídos, desses processos e as implicações para suas condições de vida e saúde”, finaliza.

Por Emily Sobral

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.