• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

SÉRIE CEREST. Batatais, SP, entusiasmo pela causa da saúde e bem estar do trabalhador

Desde 1997 Camille Junqueira Guidorizzi milita com orgulho pela causa da saúde do trabalhador. Coordenadora do CEREST Regional Batatais desde 2008, ela é uma entusiasta da prevenção. “Durante todo este tempo, venho buscando sensibilizar pessoas sobre a importância do trabalho nas nossas vidas e, consequentemente, a relevância de se discutir um trabalho ideal para a saúde de cada um”, diz Camille. Na coordenação do Centro de Referência, ela acredita que esses serviços devem ser os “tais polos irradiadores” da importante Política Nacional de Saúde do Trabalhador. “Tenho minhas angústias pela falta de profissionais da saúde atuando nessa área e de reconhecimento ao nosso trabalho, mas fico feliz em dizer que conheço pessoas altamente capacitadas que fazem a diferença. Coloco-me sempre à disposição da Saúde Pública do nosso País, com a firme esperança de que ainda teremos o Serviço Único de Saúde (SUS) perfeito! Quero chegar ao final da minha carreira, com a sensação do dever cumprido: o de fazer o que deveria ser feito”, afirma.

O Cerest de Batatais, localizado no noroeste paulista, iniciou suas atividades em 2006. A área de abrangência engloba sete municípios, entre eles Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança e Santo Antônio da Alegria, num total de, aproximadamente, 150 mil habitantes. Segundo ela, em sua área de cobertura, as atividades que mais sofrem com os riscos ocupacionais são os trabalhadores rurais nos setores canavieiro e cafeeiro; de fundições de aço, ferro e alumínio; e das administrações públicas municipais.

Como a unidade passa por reestruturação, por enquanto, trabalham na equipe apenas quatro profissionais. O papel do Cerest Batatais é o de atuar na promoção da saúde das pessoas que laboram e, para isso, só por meio da sensibilização de todas as pessoas pela causa. “O trabalho é a atividade mais importante das pessoas e a que ocupa o maior tempo de nossas vidas. Portanto, para alcançar nossas metas, desenvolvemos constantemente ações de educação em saúde e atividades de informações diversificadas”. A equipe está presente em eventos, realizando palestras, distribuindo informativos e tendo uma contínua preocupação em capacitar pessoas para serem multiplicadoras dos conhecimentos pertinentes à área de saúde do trabalhador.

Para Camille, ainda falta disseminar informações relativas à área de saúde e segurança do trabalho. “Somos um grupo muito pequeno de profissionais, mas realmente envolvidos com a causa. Precisamos espalhar nosso conhecimento e recrutar mais adeptos para a defesa da saúde dos trabalhadores. Faz-se necessário que o País tenha um maior entendimento sobre os efeitos nocivos da forma atual de organização do trabalho”.

Por Emily Sobral

 

 

 

8 Comentários

  1. José Angelo Brandão

    Camille não se esqueça que uma pessoa pode mudar e influenciar a outras.

    Tenho acompanhado a série CEREST que a Emily tão brilhantemente tem destacado em suas publicações.

    Camille como você tão bem destacou o ” ENTUSIASMO” é isso que nos impulsiona e nos trás esperança em saber que através da promoção do CONHECIMENTO podemos influenciar as pessoas a mudarem o seu COMPORTAMENTO.

    José Angelo Brandão

    1. Emily

      Angelo, muito bom dar esse reforço sobre o entusiasmo. Acho até que “meia pessoa” pode mudar e influenciar. Continue nos prestigiando com sua leitura. Abraço, Emily

    2. Camille Guidorizzi

      É isso, José Angelo! Que possamos ser, sempre, entuasiastas e entusiasmados com esta causa! Juntos somos mais fortes! Obrigada pelo “coment”!

  2. Rosi Alcantara de Oliveira

    Realmente Camille, o Entusiasmo é muito importante, temos que ter profissionais que abracem essa causa, só assim teremos um CEREST atuante, o amor ao próximo o cuidado e a vontade de fazer algo pelo outro tem que vir de dentro de cada profissional, mas infelizmente dentro do serviço público nem sempre quem está na ponta foi preparado para esse fim, mas sim politicamente indicado por outrem.

    1. Emily

      Rosi, que bom foi o seu comentário, sincero e elevando o nível da discussão. Seja bem vinda ao blog, espero que volte outras vezes. Emily

    2. Camille Guidorizzi

      Rosi, independente do porquê de as pessoas estarem ali ou aqui, é o serviço público que pode mudar muitas se não todas as realidades do nosso país! Façamos a diferença nós que acreditamos na importância de um cuidado diferenciado! Grata pelo “coment”

  3. Camille Guidorizzi

    Emily, muito obrigada pelo carinho com que tratou nossa conversa!! Amei seu convite e adorei a entrevista publicada! Precisamos de mais “Emily”s neste país! Precisamos de mais jornalistas que tratem os profissionais, os serviços e a Saúde do Trabalhador com tanto respeito como você!!! <3

    1. Emily

      Camille, seu trabalho e sua participação já são um reconhecimento aos profissionais do campo da saúde do trabalhador! Beijo e esteja sempre conosco, aqui.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.