• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Ser feliz no trabalho gera bem-estar entre empregadores e empregados

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Felicidade no trabalho: tudo do bom (Foto: Pixabay)

Ter emprego, gostar do que se faz, em um ambiente laboral seguro à saúde e à integridade física e emocional, que ainda proporcione felicidade ao empregado, é possível? Será o céu na Terra? Vou deixar o pessimismo para lá, repercutindo um artigo do Correio Brasiliense, que entrevistou Guilherme Krauss, fundador da Humans at Work, consultoria de comportamento e felicidade no trabalho. Segundo ele, a procura por bem-estar no trabalho é uma tendência em alta. É claro que do bem-estar à felicidade há alguns degraus a serem subidos. E a promoção da saúde no ambiente laboral é a base para a felicidade do empregado que almeja reconhecimento profissional, desenvolvimento de carreira e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

A verdade é que há um componente que vem causando adoecimento dos trabalhadores: trata-se da pressão por resultados, imposta aos empregados. Em 2016, cerca de 75,3 mil pessoas foram afastadas das atividades profissionais por depressão, de acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, até 2020, essa doença será a mais incapacitante do mundo.

Então, como não se deprimir com o trabalho e encontrar a felicidade? Primeiramente, um bom ambiente laboral, em que se promovem as condições ergonômicas, de saúde e segurança e bem-estar, gera felicidade, sim. Ninguém gosta de trabalhar num escritório sujo, com os móveis velhos, ou de passar muito calor ou muito frio porque o ar-condicionado não funciona bem. É preciso também promover o engajamento e a produtividade sem pressões exageradas, criando um sentimento de satisfação entre os empregados. O sentir-se bem influencia na performance. Não duvide. Um bom ambiente ocupacional leva à felicidade.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.