• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Segurança em eletricidade: precisa ou não?

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Seguir com rigor as recomendações da NR 10 (Foto Pixabay)

O trabalho dos eletricistas é extremamente arriscado, e acho que ninguém duvida disso. Mas a norma regulamentadora 10, NR 10, especifica tecnicamente todas as ações de segurança a serem tomadas. Vou destacar o item da norma que garante que a instalação que for passar por uma atividade elétrica seja previamente desenergizada. Para o circuito ficar com energia zero, ou seja, sem corrente elétrica, o primeiro procedimento, segundo a orientação da NR 10, é executar o seu seccionamento, que é o desligamento automático do disjuntor. Além disso, para evitar a reenergização, devem-se utilizar cadeados e travas de bloqueio.

Outro ponto de extrema relevância é verificar a ausência de tensão nos condutores, utilizando-se o aparelho multímetro. Para a segurança dos trabalhadores, é imprescindível o aterramento temporário, instalando condutores na haste terra do equipamento. Obviamente, nas atividades elétricas é essencial a utilização de materiais isolantes em áreas que estejam energizadas pela zona de controle.

Finalmente, há um aspecto necessário em várias atividades que requerem prevenção: trata-se da sinalização de alerta para todos os trabalhadores, informando que naquele setor está sendo prestado um serviço de risco.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.