Emily Sobral Twitter: @EmilySobral Periscope: @emiliasobral61

Enquanto escrevo este post, consigo esquecer por alguns minutos a pandemia do Covid-19. Será? Pois acabei de lembrá-la!
Mas o que importa hoje é repercutir as recomendações e orientações para trabalhadores e profissionais autônomos que podem realizar intervenções em instalações elétricas, operando, realizando manutenção e ensaios. O objetivo, obviamente, é “orientar as ações para a proteção em relação aos fatores humanos, sistêmicos, gerenciais e ambientais, enquanto que outras normas técnicas visam atender tanto aos aspectos técnicos quanto aos fatores físicos”, disse o coordenador do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 (COBEI), Roberval Bulgarelli.
Não se pode esquecer que o trabalho com eletricidade é muito ariscado, e normas técnicas que orientem as operações em instalações e equipamentos elétricos com segurança em eletricidade são muito importantes.
Além disso, recomendações aos profissionais autônomos, que realizam serviços não elétricos na zona livre, ou instalações totalmente desenergizadas, com a certeza de que estas estão e continuarão seguras, fazem parte da norma da ABNT. No trabalho com eletricidade, os equipamentos e instalações elétricas precisam ser projetados e instalados de acordo com as normas técnicas, de forma a manter a integridade dos equipamentos e instalações conforme projetados.
Essa norma vêm com o objetivo de reduzir os acidentes que ocorrem durante as intervenções nos equipamentos ou instalações, especialmente na remoção ou alteração temporária das proteções dos equipamentos ou instalações concebidas para prover a segurança durante o seu funcionamento normal.
CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA DIRETO À POLÊMICA: ÁLCOOL GEL? COM MODERAÇÃO. DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 DEVE-SE USAR O ÁLCOOL GEL PARA LIMPAR APARELHOS COMO DETECTORES DE GASES? EDUARDO ELIAS EXPLICA AS INCONVENIÊNCIAS DESSE PROCEDIMENTO.