• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Segurança em eletricidade com nova norma, porque nem só de coronavírus vive a humanidade

 Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Segurança em eletricidade (Foto Pixabay)

Enquanto escrevo este post, consigo esquecer por alguns minutos a pandemia do Covid-19. Será? Pois acabei de lembrá-la!

Mas o que importa hoje é repercutir as recomendações e orientações para trabalhadores e profissionais autônomos que podem realizar intervenções em instalações elétricas, operando, realizando manutenção e ensaios. O objetivo, obviamente, é “orientar as ações para a proteção em relação aos fatores humanos, sistêmicos, gerenciais e ambientais, enquanto que outras normas técnicas visam atender tanto aos aspectos técnicos quanto aos fatores físicos”, disse o coordenador do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 (COBEI), Roberval Bulgarelli.

Não se pode esquecer que o trabalho com eletricidade é muito ariscado, e normas técnicas que orientem as operações em instalações e equipamentos elétricos com segurança em eletricidade são muito importantes.

Além disso, recomendações aos profissionais autônomos, que realizam serviços não elétricos na zona livre, ou instalações totalmente desenergizadas, com a certeza de que estas estão e continuarão seguras, fazem parte da norma da ABNT. No trabalho com eletricidade, os equipamentos e instalações elétricas precisam ser projetados e instalados de acordo com as normas técnicas, de forma a manter a integridade dos equipamentos e instalações conforme projetados.

Essa norma vêm com o objetivo de reduzir os acidentes que ocorrem durante as intervenções nos equipamentos ou instalações, especialmente na remoção ou alteração temporária das proteções dos equipamentos ou instalações concebidas para prover a segurança durante o seu funcionamento normal.

 

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA DIRETO À POLÊMICA: ÁLCOOL GEL? COM MODERAÇÃO. DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 DEVE-SE USAR O ÁLCOOL GEL PARA LIMPAR APARELHOS COMO DETECTORES DE GASES? EDUARDO ELIAS EXPLICA AS INCONVENIÊNCIAS DESSE PROCEDIMENTO.


Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.