• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Se processos produtivos mudam, os riscos também

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Profissional de segurança do trabalho deve estar sempre avaliando riscos (Foto Pixabay)

Um dos papeis mais importantes do setor de segurança do trabalho é fazer as avaliações periódicas nos ambientes ocupacionais quando há mudança nos métodos de produção. Por exemplo, muitas indústrias possuem plantas em lugares distintos e, algumas delas, resolvem enxugá-las, reunindo a produção em um único local. Diante dessa alteração, será necessário avaliar o novo layout e seus respectivos riscos.

Indústrias com perfil de fabricar diferentes tipos de produtos na mesma planta e ao mesmo tempo também requerem uma avaliação constante dos riscos existentes. Além dessas situações, há alterações em áreas de produção próprias da atividade, como aumento da produtividade, no decorrer do mês, que impactam o ambiente de trabalho e, por isso, geram demandas de novas avaliações de risco.

Outro ponto que indiscutivelmente levará ao protagonismo da área de segurança do trabalho é quando há alteração logística de produção, mudando rotas e armazenamento de produtos. As manutenções de equipamentos em razão de quebra também modificam o cenário ambiental produzindo riscos adicionais. Até a sazonalidade da atividade, com aumento ou diminuição de produção gera variação no ambiente laboral capaz de impactar as avaliações ambientais.

Portanto, o profissional de segurança do trabalho deve estar sempre atento às novas exposições de riscos a que os trabalhadores estarão submetidos.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.