• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Saúde mental deve ser prioridade em programa de SST

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

O psicológico do trabalhador precisa de cuidado (Foto Pixabay)

Quem é da área de saúde e segurança do trabalho reconhece que hoje a saúde mental tem sido um tema de crescentes discussões no ambiente de trabalho. Afinal, os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho no mundo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os transtornos mentais comuns acometem 30% dos trabalhadores ocupados e serão a principal causa de incapacidade até 2020. Ou seja, está logo ali. Além disso, são a terceira causa de benefício previdenciário auxílio-doença no Brasil. E com a nova Previdência, é melhor ficar com a cuca legal, não é mesmo? Além disso e, mais gravemente, é quando o transtorno mental e a depressão levam ao suicídio. Assim, este blog também entra na campanha do Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Os fatores psicológicos e emocionais que afetam cotidianamente a vida dos trabalhadores precisam de atenção, com o respectivo acompanhamento médico. Pode parecer lengalenga, mas é preciso incentivar e conscientizar as empresas para que a qualidade de vida no ambiente laboral ofereça benefícios para  todos, já que pela atividade profissional a pessoa desenvolve aspectos psicológicos, emocionais, cognitivos e sociais. A empresa que promove bom ambiente avalia os riscos gerados pela organização do trabalho e da rotina desgastante para algumas atividades. Propor ações de prevenção ao transtorno mental é prevenir que a empresa torne-se uma filial de centros psiquiátricos.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUARTO EPISÓDIO DA # 3 SÉRIE DE SEGURANÇA DOS PÉS

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Um Comentário

  1. Jéssica

    Ótimo texto, apoio o Setembro Amarelo, qualidade de vida é um fator que precisa ser mantido no ambiente de trabalho com toda certeza.

    As empresas não tem ideia de como 10 minutos de ginastica laboral faz uma diferença enorme no dia trabalhado.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.