• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Robô não se acidenta, nem fica doente. Como é a atuação do trabalhador na indústria 4.0?

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Indústria 4.0 já conta com a robótica (Foto Pixabay)

Não faço parte da geração Y, porque não nasci em fins dos anos 70 e início dos anos 90. Mas, como jornalista, acompanho os grandes avanços tecnológicos e a prosperidade econômica. Interessa-me também o mercado de trabalho e, especialmente, a saúde e segurança dos trabalhadores em diversos setores de atuação.

Agora, também passei a pesquisar, entrevistar e divulgar informações sobre a indústria 4.0, o que significa que o futuro já chegou, pois os processos industriais são feitos por robôs. Imediatamente, penso que o ser humano vai ser substituído pelos robôs e a situação do desemprego, especialmente no Brasil, vai ficar ainda mais crítica. Mas não, essa visão catastrófica é enganosa, até porque transferir para as máquinas as atividades perigosas e insalubres é tudo que uma blogueira de SST esperava. Na indústria 4.0, os processos insalubres, como a manipulação de peças em altas temperaturas e a inspeção de raio x, em que os riscos de acidentes e contaminação são grandes, passam a ser executados por robôs.

Já existem indústrias que utilizam veículos auto independentes, guiados por sensores que transportam cargas dentro das fábricas. Com a robótica instalada na indústria, o risco de acidentes é praticamente zero, pois as tarefas manuais, repetitivas e insalubres ficaram ‘sob a responsabilidade’ dos robôs. Isso não significa que não existirá risco nenhum, e o principal deles é a aplicação incorreta dos robôs ou sistemas automatizados. Assim, o perfil do trabalhador que atuará na Indústria 4.0 vai mudar, tendo que buscar mais capacitação intelectual, pois será ele que comandará as máquinas, até porque outras profissões vão desaparecer.  Ah, as normas regulamentadoras precisarão atualizar-se para adequar-se à nova realidade.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O MAIS NOVO EPISÓDIO DA SÉRIE ESPAÇOS CONFINADOS

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.