• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Riscos, prevenção e individualidade, tudo junto e misturado, envolvendo o sucesso da segurança do trabalho

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Prevenção aos agentes de risco (Foto PIxabay)

Os riscos ambientais nos diversos setores produtivos provocam adoecimentos em trabalhadores. Esta realidade permanente não pode causar desespero, muito menos lockdown, pois as pessoas precisam sobreviver e, além de tudo, o trabalho enobrece o homem, se é que me entendem.

No entanto, a gestão de segurança do trabalho nas empresas deve ser rigorosa e ter plena condição técnica de minimizar e prevenir esses riscos, de forma que as doenças e acidentes laborais não ocorram. Para isso, primeiramente, o profissional de segurança precisa conhecer as normas regulamentadoras, os agentes de risco, seus valores e limites aceitáveis à saúde humana. Exemplo: uma indústria química que utiliza, entre outras matérias-primas, a amônia. O que será preciso fazer para proteger o trabalhador desse agente? Deve-se analisar, no ambiente, a concentração desse produto e qual o limite de exposição que seja tolerável ao homem. Há ainda a questão do tempo de exposição em que as equipes profissionais poderão ficar absorvendo o agente por vias respiratórias ou cutânea, bem como seu grau de toxicidade. Ou seja, medidas de prevenção contra um único agente químico de risco requer capacitação técnica e providências preventivas embasadas na ciência.

Para finalizar esta breve análise, o indivíduo é único, portanto, mesmo com todas as providências de prevenção adotadas pela empresa, um trabalhador pode adoecer em razão da ‘amônia’, enquanto outro, não.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.