• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Riscos biológicos precisam de prevenção

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Risco biológico: eles precisam encarar (Foto Pixabay)

Como hipocondríaca assumida, pois estou sempre ansiosa sobre meu estado de saúde, confesso que não conseguiria trabalhar em hospitais, laboratórios de análises clínicas ou mesmo no Instituto Médico Legal (IML). Afinal, os riscos biológicos nesses ambientes me causariam pavor a cada momento que entrasse para trabalhar. Porém, mesmo para quem não é hipocondríaco, lidar com os riscos biológicos é uma obrigação do gestor de segurança do trabalho.

Os microrganismos que ameaçam a saúde e integridade do trabalhador, pelo contato direto ou indireto, são considerados riscos biológicos. A norma regulamentadora 9, que trata do programa de prevenção de riscos ambientais, define os riscos biológicos como bactérias, vírus, protozoários, fungos, parasitas e bacilos. Portanto, em ambientes que expõem os trabalhadores a esses riscos, a empresa precisa atuar preventivamente, por meio de programas que devem ser adotados em caráter administrativo, com instruções escritas em linguagem clara, proteção individual e coletiva. Além disso, quaisquer acidentes ou incidentes que envolvam agentes biológicos devem ser informados imediatamente ao responsável pelo local de trabalho e, quando houver, ao serviço de segurança e saúde do trabalho ou à CIPA.

Nos ambientes com riscos biológicos, os equipamentos de proteção individual, como aventais, jalecos, luvas, máscaras e óculos de proteção, são muito importantes. Pela grave consequência de uma contaminação biológica, os trabalhadores precisam ser treinados e informados quanto ao uso correto dos EPIs.

Mas eu, continuo fugindo de ambientes com esses riscos…

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO DAS MÃOS, QUARTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.