• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Risco de acidentes de quem trabalhar em pé

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Efeitos negativos de quem labora muito tempo em pé (Foto Pixabay)

Ai, ai, trabalho sentada por 8, 10 ou 12 horas até, tudo depende das matérias que tenho que escrever. Resultado: dores constantes na lombar. E qual solução tomei? Segui o conselho do ortopedista que me indicou aulas de Pilates. De fato, é uma terapêutica eficaz. Além disso, minha fisioterapeuta me ensinou exercícios para fazer, sentada mesmo. Quando sigo direito as orientações, melhoro, quando estou relapsa com os deveres da ginástica, as dores voltam. Simples assim.

Mas o post de hoje não é sobre as consequências da lida sentada, mas sim dos que laboram em pé e também sofrem com seus efeitos negativos. Um recente estudo divulgado aponta que o número de acidentes de trabalho é maior entre aqueles que desempenham suas atividades em pé. A pesquisa ouviu 2.940 brasileiros, entre março e maio deste ano, para avaliar os prejuízos e perigos de se trabalhar em pé por muitas horas.

A investigação indicou que o número de funcionários que sofreram acidentes cresceu entre os que passam mais horas em pé. Para as mulheres, a frequência é 8 vezes maior, e entre os homens, os acidentes ocorrem 5,5 vezes mais. Em média, 4,64% dos 2.940 pesquisados sofreram um acidente no último ano. Com isso, detectou-se uma forte correlação. A análise dos pesquisadores é que, quando os trabalhadores passam muito tempo em pé, consequentemente, aumenta o estresse. Daí, uma coisa leva a outra, ou seja, a atenção diminui, e os acidentes acabam sendo mais frequentes, segundo o co-autor da pesquisa Mateus Martinez, graduado na USP e mestre em Fisioterapia pela Universidade de Queensland. Para Thomas Case, Ph.D, fundador da Pés Sem Dor, o trabalho em pé causa extenuação e é insalubre. Os dados mostram que, com o tempo, as dores nos pés, tornozelos e joelhos aumentam. Dores, calos, bolhas, inchaço e formigamento são resultado do trabalho em pé. A pesquisa mostrou que 90% das pessoas não aguentam ficar mais de seis horas em pé. Depois dessa pesquisa, acho ótimo trabalhar sentada!

3 Comentários

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.