• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Revisão da NR 18 mostra que é possível haver consenso

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Objetivo da revisão da NR 18 é reduzir acidentes em obras (Foto Pixabay)

A norma regulamentadora 18, a NR 18, que trata sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, passa por revisão. O alvo são dois itens da norma, voltados às instalações elétricas provisórias e proteção coletiva, pois são pontos causadores de acidentes, como choque elétrico, quedas e soterramentos.

O grupo tripartite que encaminha os trabalhos de revisão espera, primeiramente, que haja consenso entre as bancadas do governo, trabalhadores e empregadores. Outro objetivo, não menos importante, é enxugar os requisitos da norma. Nesse aspecto, vejo com bons olhos essa redução, que corta penduricalhos, que costumo chamar de bolodórios. A objetividade, mesmo quando se trata de aspectos técnicos, sempre mais ajuda ao cumprimento da norma do que atrapalha. Lembro que uma das questões que levaram ao imbróglio na revisão da NR 12, sobre segurança de máquinas e equipamentos, foi o texto ser pouco exequível, por excesso de disposições a serem cumpridas.

No caso da NR 18, parece que os representantes do tripartismo têm o mesmo propósito, que é a proteção, segurança e saúde do trabalhador. Reconhecem que a norma está defasada e que é preciso melhorar. Priorizar itens que mais acidentam revela foco nas particularidades mais importantes, para que se possa efetivamente criar meios de proteção e prevenção. O grupo reconhece as prioridades, buscando uma resposta rápida aos principais problemas de segurança dentro de um setor que tanto gera acidentes.  Com as demandas pela modernização da NR 18 sendo reconhecidas pelas três partes, o grupo já estará conduzindo o processo de maneira a obter bons resultados.

A intenção do grupo é aprovar o texto o quanto antes. E sem sofrimento!

3 Comentários

  1. Antonio Juarez

    o discórdia do grupo tripartite da NR 12 é motivada porque os empresários não aceitam os excessos contidos no novo texto.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.