• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Quem deve avaliar os riscos psicossociais do trabalho?

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Quem avalia os riscos psicossociais em trabalhadores? (Foto Pixabay)

Quando a área de segurança do trabalho foi introduzida no Brasil, a equipe de profissionais que atuava nas empresas era composta basicamente de engenheiro, médico do trabalho e do técnico de segurança. Era uma verdadeira reserva de mercado, não é mesmo?

Hoje, a equipe é mais aberta, incluindo enfermeiro e auxiliar de enfermagem, ergonomista e psicólogo do trabalho. Na verdade, o gestor de segurança do trabalho precisa ter um conhecimento multidisciplinar, conhecer das normas regulamentadoras e saber avaliar os riscos existentes nos diversos tipos de ambientes laborais. Mas é verdade que há riscos psicossociais, pois o aumento de transtornos mentais decorrentes do trabalho tem sido constatado pelo número de solicitação de benefícios ao INSS. A turma está ‘pirando’ pelas pressões e, até mesmo, pelos riscos que abalam o psicológico das pessoas. Um exemplo bem atual? Os médicos que estão tratando de pacientes contaminados pela Covid-19 correm o risco de não segurarem a pressão pelo perigo de se contaminarem. Daí, o psicólogo do trabalho que labora nos hospitais precisa analisar o risco da contaminação e preparar um plano de prevenção, tanto para que os médicos não adoeçam, provendo um plano de biossegurança juntamente com outros especialistas em gestão de SST, como a prevenção aos riscos psicossociais.

Evidentemente, outros ambientes ocupacionais contam com outros riscos que levam aos transtornos mentais, mas o que é imprescindível é a aplicação de controles contra os danos causados, por exemplo, como o assédio moral e sexual que tem sido o gatilho de muitos adoecimentos.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.