• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Quando a Segurança do Trabalho acontece de verdade

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Hoje, sexta-feira, continuo achando um excelente dia para tirar folga. Até porque, quem me substitui é Adriano Abner, especialista em Gestão de Negócios, em Marketing e Comunicação, e mestrando em Comunicação Corporativa pela Universidad Europea del Atlántico, além ter passado a dedicar-se a pesquisas sobre o Comportamento Humano. Assim, o texto de Abner vem ao encontro das questões de saúde e segurança do trabalho, que trata este blog.  Queridos leitores, o texto do Abner aborda o resultado do investimento no bem-estar físico e mental dos trabalhadores, “afinal, mente saudável, corpo saudável, e claro, melhor resultado de trabalho”.

Por Adriano Abner

Bem-estar e qualidade de vida aos funcionários compõem a segurança do trabalho (Foto Pixabay)

Falar de Segurança do Trabalho é ir além de reduzir o número de acidentes, como já foi por muito tempo. É assegurar bem-estar e qualidade de vida aos funcionários, para obter benefícios não apenas físicos, como também mentais.

Se cada vez mais falamos que os profissionais são contratados pelas suas habilidades cognitivas, é preciso assegurar o bem-estar destas mentes, afinal, mente saudável, corpo saudável, e claro, melhor resultado de trabalho.

No entanto, existe um desafio dentro das empresas em fortalecer o tema entre os funcionários: fazer com que a preocupação com a segurança seja incorporada à cultura da empresa e rotina de cada funcionário.

Para potencializar os benefícios da Segurança do Trabalho, é preciso conscientizar a execução de ações em conjunto entre o trabalhador e a empresa. Assim, a segurança  fortalece-se, e consequentemente os resultados esperados acontecem.

Com algumas pequenas ações, que podem acontecer em qualquer momento e espaço do ambiente de trabalho, já é possível implementar a Segurança do Trabalho individualizada. A adição do simples hábito de fazer pausas, ou mudar de postura no trabalho, por exemplo, surte efeitos no bem estar e na produtividade do profissional. Se a cada hora que o trabalhador passa sentado, ele realizar uma atividade em pé por 15 minutos, já adiciona mais alguns anos de vida na sua história, além de benefícios imediatos em sua saúde mental.

O melhor deste método é o resultado saudável que ele proporciona no corpo e mente do trabalhador que o pratica pequenos e fáceis novos hábitos enquanto trabalha.

O método comprova cientificamente a melhoria nos sistemas cardiovasculares, motores, prevenções de doenças como diabetes, artrose, atrite, trombose etc. Além dos imensuráveis impactos na atenção, concentração, raciocínio, criatividade dentre outros benefícios cognitivos.

Existe maneira certa de se beber água, assegurando o seu bem-estar e ainda ajudando seus companheiros de trabalho: estipule quem será o seu parceiro de água, por exemplo. Quando um lembrar que precisa se hidratar, lembre o outro, traga água para ele. Você pode não acreditar, mas esta ação é uma ação de segurança do trabalho também.

Existe método para tomar decisões e assim ser mais produtivo e gerar melhores resultados para a empresa. Não acorde tomando muitas decisões, deixe-as para o ambiente de trabalho, pois o  nosso cérebro tem um banco de decisões a serem tomadas por dia, quanto mais você decide, mais a qualidade das suas decisões é impactada.

Como você acorda e como você vai dormir tem intenso impacto na trajetória da sua vida pessoal e profissional. Porém, é preciso se atentar a estes pontos e assim garantir uma vida segura principalmente no seu trabalho.

A mudança na cultura de segurança de uma empresa começa com o reconhecimento do funcionário como indivíduo. Para que ele valorize e preserve a própria vida de forma contínua, inclusive no ambiente de trabalho e não somente nele.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DA # 3 SÉRIE DE SEGURANÇA DOS PÉS

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.