• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Quais são os riscos no GRO? E no PGR?

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Avaliação de riscos está no GRO e PGR (Foto Pixabay)

Dando sequência a mais um post eminentemente técnico em SST, sem considerações políticas, trato hoje de uma dúvida recorrente entre os profissionais de segurança do trabalho: os riscos que devem ser avaliados no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) são os mesmos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)?

Será que são diferentes? Para ficar claro o entendimento, trago primeiramente o contexto da norma regulamentadora 1 (NR1), que estabelece “Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais”.

No item da descrição dos perigos ou possíveis lesões ou agravos à saúde, tratam-se dos acidentes e da exposição aos agentes nocivos, respectivamente. Outro ponto da NR 1 é sobre a responsabilidade da empresa para avaliar os riscos ocupacionais relativos aos perigos identificados em seus ambientes laborais. Como expliquei no post de ontem, o risco ocupacional é a combinação entre severidade e probabilidade de acontecer uma lesão com agravo à saúde ou exposição aos agentes nocivos (físico, químico e biológico).

Ainda dentro da NR 1, são mencionadas no GRO as condições de trabalho, segundo a NR 17, que trata de ergonomia. E no PGR, esses riscos são mencionados? No PGR, segundo a NR 1, há itens que descrevem perigos e possíveis lesões, os agravos à saúde, devido à exposição a agentes nocivos, a descrição dos riscos gerados pelos perigos e, também, dados da análise preliminar ou monitoramento das exposições a agentes físicos, químicos e biológicos, bem como resultados da avaliação ergonômica.

Ou seja, o GRO e o PGR são bem similares, não é mesmo? Ambos pedem para abordar todos os mesmos riscos. Então, não é por falta de análises de riscos que os trabalhadores sofrerão em seus ambientes ocupacionais. Fui, por hoje…

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “O ESPECIALISTA”, COM EDUARDO ELIAS, QUE DÁ UMA AULA SOBRE DETECÇÃO DE GASES.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.