• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Proteção aos operadores de caldeiras

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

NR 13, norma para segurança em caldeiras (Foto Pixabay)

As caldeiras são máquinas que aquecem água ou ar, produzindo calor ou energia, utilizadas na indústria. Os modelos mais comuns são compostos de um recipiente fechado onde o calor é aplicado à água, que é então circulada em todo o sistema sob a forma de água quente ou vapor. A água deve ser fervida para criar vapor, dando o nome do dispositivo.

A norma regulamentadora 13 trata especificamente dos requisitos de segurança para cadeiras e vasos de pressão, uma vez que há inúmeros riscos ao trabalhador que opera um sistema que acumula vapor sob pressão. O local de caldeiras expõe o operador a explosões, incêndios, queimaduras por contatos com superfícies aquecidas, perda auditiva por exposição a níveis de ruído acima dos limites, desenvolvimento de doenças por exposição ao calor extremo gerado na operação.

Como as caldeiras acumulam vapor sob pressão superior à atmosférica, essa operação pode causar o rompimento de soldas, tubos e conexões, gerando a explosão da caldeira. Diante desses riscos, é necessário que o local onde encontra-se a caldeira conte com ventilação apropriada com entradas de ar que não possam ser bloqueadas, e sistema de captação e lançamento de gases e material particulado, provenientes da combustão para fora da área de operação, atendendo às normas.

Na gestão de caldeira, quando esta se encontra em ambientes fechados, a indústria deve manter um detector de gás, se operada por combustível gasoso. Quando a caldeira for a gás natural, o local deve contar com válvula de desligamento, entrada de ar combustão e medidor de gás.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.