• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

“Procedimentos inadequados” durante manutenção em fábrica na Alemanha podem ter sido a causa de explosão

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Manutenção em indústria com área classificada requer cuidado (Foto ilustrativa PIxabay)

Em meados de julho uma explosão que ocorreu numa fábrica de refrigeração em Dissen, em Osnabrück, na Alemanha, atingiu dois trabalhadores gravemente com queimaduras e outros seis, que tiveram ferimentos leves. O fato aconteceu enquanto os engenheiros realizavam trabalhos de manutenção no sistema de refrigeração no armazém da indústria. Segundo relatos, o trabalho rotineiro de manutenção na fábrica envolvia a troca de componentes. A explosão foi seguida de um extenso fogo na área dos sistemas de refrigeração, com a liberação de detritos que chegaram até a estrada próxima ao local, que precisou ser fechada por duas horas pelos bombeiros.

As investigações ainda estão em andamento, mas a polícia de Osnabrück informou que o propano era o combustível utilizado nos equipamentos de refrigeração. Evidentemente, essa notícia foi pouco divulgada no Brasil. Pois é… Neste blog, porém, que abrange a categoria ‘áreas classificadas’, não poderia deixar de relatar esse fato. A “classificação” de um ambiente industrial é identificada como zonas que indicam a quantidade de uma mistura explosiva existente no local, sendo classificadas em zonas 0, 1 e 2. Para que ocorra uma explosão é preciso que haja a combinação de três elementos: a fonte de ignição, que podem ser faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas); o comburente, que é o oxigênio presente no ar; e a substância inflamável, como gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível.

Explicado o conceito de explosão em área classificadas, volto à questão que quero dar destaque no acidente na Alemanha: o trabalho de manutenção, que faz parte da agenda de rotina em plantas industriais, porém de risco. Isso porque a manutenção de equipamentos elétricos requer procedimentos especiais, para evitar que se torne uma fonte de ignição. Para que haja segurança durante o trabalho de manutenção de equipamentos deve-se atender aos requisitos de condições específicas, fazendo o isolamento, interdição e sinalização para esse tipo de proteção.

Segundo Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos, os requisitos para manutenção em áreas classificadas envolvem equipamentos com tipos de proteção Ex d, Ex e, Ex n, Ex i, Ex p e Ex t, além de circuitos intrinsecamente seguros. Vale explicar que a prévia escolha dos equipamentos elétricos e a instalação, bem como a inspeção e manutenção nas áreas com presença de atmosferas explosivas são essenciais para garantir a segurança dos locais e dos trabalhadores. “Durante o trabalho de manutenção em atmosferas explosivas, a atividade requer o cumprimento de procedimentos que tenham sido aprovados por profissional habilitado. Sempre deve preceder um Plano de Manutenção Ex (PMEx) próprio ao traçado para a planta industrial específica”, explica.

 

6 Comentários

  1. Jorge Lopes

    Emily, é muito importante você continuar divulgando o tema dos ambientes com atmosferas explosivas e suas formas de prevenção.

  2. Fernando Neves

    Emily, como você escreve sempre sobre áreas classificadas, quero lhe dar uma sugestão de tema: o uso de ferramentas antifaiscantes como meio de prevenção de acidentes. Grande abraço,

  3. A. Kelper

    O problema eh que existem empresas que dizem fazer classificacao de areas, mas apenas copiam figurinhas de outras industrias. Aqui mesmo na empresa, tinhamos desenhos de classificaçao de areas que todo mundo achava que estavam certos, ateh que contratamos um consultor especializado e com grande experiencia internacional, que demonstrou ponto-a-ponto que aqueles desenhos nao eram confiaveis – eram copias de documentos da industria de petroleo, o que nao eh nosso caso.
    Refizemos os desenhos e para nossa surpresa, algumas areas diminuiram de tamanho e outras aumentaram.
    Hoje temos um plano estruturado de prevençao e mitigaçao de riscos de explosao, que abrange todos os trabalhadores.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.