• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Plano educativo: ponto alto dentro do PCMAT

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

PCMAT é muito importante para a segurança do canteiro de obra (Foto Pixabay)

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção, conhecido como PCMAT, está previsto na norma regulamentadora 18 (NR 18), que trata de segurança na indústria da construção civil. O PCMAT é de extrema importância para que, dentro de um canteiro de obra, ocorram menos acidentes e haja mais qualidade de vida dos trabalhadores.

Obviamente, conhecê-lo e aplicá-lo corretamente é dever dos profissionais de segurança do trabalho. O Programa é obrigatório em toda obra com mais de 20 funcionários, que vai do projeto, passando pela especificação dos equipamentos até a gestão de pessoal, tudo contemplado no PCMAT. Mas este só pode ser elaborado e executado por um profissional habilitado na área de segurança do trabalho, devendo ser implantado junto com o engenheiro da obra, responsável pela construção e seus prazos. No memorial descritivo do PCMAT, deve-se encontrar o detalhamento dos possíveis riscos de acidentes e doenças de trabalho, com suas respectivas medidas preventivas. O projeto de proteção coletiva e as especificações técnicas dos equipamentos de proteções individuais também são itens de relevância do PCMAT. Na planta do empreendimento devem constar os detalhes do canteiro, com informações sobre o local das gruas e elevadores, as áreas de armação, carpintaria, betoneira, almoxarifado, assim como a área de convivência que deve ser dimensionada segundo a quantidade de trabalhadores.

O PCMAT é, na verdade, um plano estratégico para que o acidente de trabalho seja evitado, em um setor que se sabe ser vulnerável às tragédias. Mas, hoje, encerro este post dando meu destaque sobre o PCMAT, pois considero ser crucial na redução de acidentes: o plano educativo voltado aos operários de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Não apenas o treinamento admissional, mas o periódico, que deve ser ministrado sempre que necessário e ao início de cada fase da obra. Pode ser um clichê, mas sem educação não há solução, pois é ainda a maior ferramenta contra acidentes de trabalho, especialmente em obras.

3 Comentários

  1. Antonio Francisco

    A elaboração do programa se dá pela antecipação dos riscos inerentes à atividade da construção civil. E a conscientização dos trabalhadores é essencial.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.