• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Petrobras segue limpando a sujeira da corrupção e investindo em inteligência artificial para a segurança dos trabalhadores

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Nas operações offshore, a Petrobras implanta…
inteligência artificial para dar mais segurança aos trabalhadores (foto Pixabay)

Há anos trabalhei em empreiteira que prestava serviços de perfuração de poços de petróleo por meio de navio, plataformas e sondas, operando em águas profundas, para a Petrobras. Essa empresa envolveu-se até na Operação Lava Jato, pois para ter contratos vultosos, pagava propina aos diretores da estatal e, inclusive, para chefões do governo daquela época, se é que me entendem… Fora essas falcatruas, a empresa, de fato, tinha know-how, equipes técnicas de alta capacidade e equipamentos de ponta. Evidentemente, a segurança dos trabalhadores de campo era prioridade, e a política de segurança era honesta. Hoje, a Petrobras precisa ainda mais contar com empresas que possuam tecnologia para operações offshore – de prospecção, perfuração e exploração de petróleo. Entretanto, a segurança ainda é um ponto muito delicado e requer empenho de seus gestores.

Assim, acho importante repercutir a notícia de que a Petrobras começa a utilizar inteligência artificial em prol da segurança dos trabalhadores que atuam em suas operações offshore. A tecnologia inclui a análise de imagens de tarefas de campo com foco em segurança, capaz de detectar desvios e incidentes, como uso incorreto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), posicionamento inseguro com relação à carga, obstrução de rotas de fuga e acesso a ambientes restritos.

O objetivo maior é diminuir o risco de acidentes nas operações. Segundo nota da Petrobras, as imagens que representam indicações de risco ou de situações normais são apresentadas ao sistema de inteligência artificial, que aprende a reconhecê-las e distingui-las. É isso aí, mais tecnologia para a segurança, e nunca, nunca, nenhum pagamento de propina, que gera prejuízos e coloca a vida de trabalhadores em risco.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUARTO  EPISÓDIO ( ÚLTIMO DO ANO) DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA, SEXTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PAPO-FURADO

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA DIRETO À POLÊMICA em sst, NOVO PROGRAMA DE ENTREVISTA DO PREVENIR SEMPRE POD. EU ENTREVISTO EDUARDO ELIAS SOBRE A QUEDA DO CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (CA) 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

  1. Nico Freitas

    Emily, vou levantar sua bola hoje: você é a melhor blogueira de SST do País, pois tem texto claro, visão moderna e coloca a questão do segurança do trabalho para que todos entendam. O podcast é a consequência de seu trabalho de jornalista maravilhoso. Vendo os bocós que se acham no setor, é um alento você trabalhar na área.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.