• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Para investigar acidentes do trabalho não se usa hackers, mas métodos científicos

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

A investigação de acidentes previne futuros infortúnios (Foto Pixabay)

É claro que num momento em que o setor de saúde e segurança do trabalho reconhece que mudanças do arcabouço técnico e legal virão pela frente, as empresas não podem achar simplesmente que não se deve mais seguir as normas regulamentadoras de SST. Nada disso! Promover condições seguras de trabalho é e sempre será obrigação das empresas.

Por sua vez, os trabalhadores também são responsáveis por cumprir as práticas necessárias que previnem infortúnios laborais durante a execução das atividades. No que tange às medidas de prevenção, todos precisam fazer a sua parte. Mas, inevitavelmente, os acidentes acontecem e, para que não se repitam, as análises sobre eles precisam ser realizadas com método e pelos responsáveis pela gestão de SST. Um dos mais conhecidos nessa análise de acidentes de trabalho é o ‘Árvore de Causas’, que avalia a empresa como um sistema com múltiplos elementos. Segundo o método, o infortúnio ocorre em função de uma disfunção ou anomalia do próprio sistema organizacional. Portanto, o método permite enxergar as múltiplas causas do acidente e eliminar os focos de riscos. Com esse instrumento aplicado de forma cientifica, a análise de acidentes colabora com medidas futuras de prevenção, para que outros casos não ocorram. Por exemplo, com as conclusões da análise pelo método Árvore de Causas, pode-se sugerir substituições de um operador de equipamento sem experiência, mudanças de procedimentos ou retirada de peças com defeitos, que possam desencadear acidentes.

Os fundamentos do método da Árvore de Causas que fazem parte da gestão da SST nas organizações resultam em medidas de prevenção, pois identificam, selecionam e implantam ações que impedem novos acidentes com os trabalhadores dos setores.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O MAIS NOVO EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.