• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Os auditores da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Secretaria de Trabalho precisam dar atenção aos representantes dos trabalhadores e empregadores

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Esplanada dos Ministérios (José Cruz/Agência Brasil)
Quando começará o diálogo entre servidores públicos da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Secretaria de Trabalho e trabalhadores e empregadores? (Foto Pixabay)

Tenho escrito neste blog que os problemas gerados pelos anúncios do governo Bolsonaro de mudanças nas normas regulamentadoras de prevenção de doenças e acidentes do trabalho, bem como a extinção do Ministério do Trabalho, substituição do eSocial por outros sistemas de informações trabalhistas, estão relacionados à falta de interlocução entre os auditores fiscais destacados como novos responsáveis pelas políticas de SST e os líderes dos trabalhadores.

Veja bem, os assuntos de segurança do trabalho não foram extintos, como tentam demonstrar os opositores. As campanhas nacionais de prevenção de acidentes de trabalho vão continuar fazendo parte do calendário do governo federal, envolvendo fiscalizações, multas às irregularidades encontradas e como podem ser combatidas. Este mês, por exemplo, o auditor fiscal Marcelo Naegele, que foi chefe da Seção de Segurança da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, foi alçado ao cargo de Coordenador-Geral de Segurança e Saúde no Trabalho, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia. Algum profissional de SST vai dizer que Marcelo não colocará sua experiência a serviço de SST? Está mais do que na hora de os agentes públicos no novo governo abrirem seus gabinetes em Brasília para ouvir o que representantes de trabalhadores e empregadores têm a contribuir com o setor de segurança do trabalho.

Queremos ver os grupos tripartites de SST a todo vapor. Não nos esquecemos que de 2014 a 2016, o Brasil computou 1.913.616 acidentes do trabalho. Retroceder, jamais!

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O MAIS NOVO EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.