• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Operador de telemarketing precisa de atenção contra os riscos do trabalho

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Operadora de telemarketing: quem quer os riscos da função? Foto Pixabay)

Trato mal os operadores de telemarketing que me ligam para vender algum produto que não tenho nenhum interesse em comprar. Sei que não é uma atitude correta, mas como a maioria das pessoas, também não gosto de ser incomodada a todo o tempo, insistentemente.

Mas, neste blog, meu dever é escrever sobre os riscos ocupacionais nas mais diversas atividades. Por isso, hoje o post trata dessa profissão ingrata, pois os operadores de telemarketing estão muito expostos ao adoecimento. Primeiramente, há o dano psicológico, já que as empresas mantêm uma organização de trabalho extremamente coercitiva. Por exemplo, muitas centrais de atendimento utilizam um cronômetro para marcar o tempo que o funcionário leva quando vai ao banheiro fazer xixi. Outro constrangimento: os operadores submetem-se ao supervisor que faz ronda, ditando ordens em voz alta, e fazendo uma ‘patrulha’ visual. Cada palavra dita aos clientes é gravada para posterior avaliação, ou seja, para julgar se o trabalhador cumpriu com o script da empresa.

Apenas esses aspectos já mostram que a pressão psicológica é constante, podendo levar ao estresse e, consequentemente, à doença mental. E há os riscos físicos, como as doenças osteomusculares. Essas patologias são típicas do trabalho intenso e repetitivo, podendo resultar em inflamação dos tendões, nervos e ligamentos, de forma isolada ou associadamente, como ou sem degeneração de tecidos, que atinge não somente os membros superiores, como a região escapular e o pescoço.

Portanto, a prevenção é a melhor forma de combater essas doenças, que inclui a adoção de posturas e ritmos de trabalho menos intenso e desumano.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.