• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

“Operação mãos limpas”, muito além da Itália

Tenho certeza de que ainda há milhões de pessoas que não sabem que 5 de maio é o Dia Mundial de Higiene das Mãos, decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Eu mesma não sabia e por isso não postei este texto no dia 5. Mas como ainda estamos em maio, acho pertinente a divulgação, mesmo atrasada. O objetivo da OMS com a criação dessa data é fazer com que os serviços de saúde possam desenvolver ações para reforçar a higiene das mãos na assistência aos pacientes. Seguramente, nos serviços de saúde, a higiene das mãos é indispensável na prevenção de doenças e infecções, assim como para a prevenção de doenças dos trabalhadores que lidam com os pacientes.

Hábito simples, econômico e eficaz, lavar as mãos, independentemente do objetivo da OMS, deve ser incorporado por todos os trabalhadores em seu dia a dia, em qualquer setor produtivo, por ser um importante apoio à saúde individual e comunitária. Ninguém aqui está reinventado a roda ou “chovendo no molhado”, mas reforçar que a lavagem das mãos previne e reduz infecções e promove a segurança de pacientes, dos profissionais e demais usuários dos serviços de saúde e de toda a população, é apenas um dever de um blog voltado à prevenção de doença e acidentes de trabalho. Foi pela importância desse simples procedimento que a OMS instituiu um dia para disseminar a conscientização.

As mãos conduzem os mais diferentes agentes biológicos e o contato desses em mucosas, alimentos e outros pontos vulneráveis potencializam a inoculação, disseminação, a reação cruzada e a inseminação desses agentes no organismo humano.

Praticando a lavagem das mãos e sabendo da importância das “mãos limpas”, muitos trabalhadores, não apenas dos estabelecimentos de saúde, estão contribuindo com uma ação de cunho sanitário populacional. E não me venham falar que a crise hídrica impede esse hábito. Afinal, é possível fazer economia de água e a higiene das mãos.

Fica a dica!

Por Emily Sobral

 

7 Comentários

  1. Susana Hidas

    Lavar as mãos é importantíssimo para preservar a saúde, principalmente antes das refeições. Este blog precisa ter uma divulgação mais ampla, pois o seu conteúdo é de utilidade pública. Quanto mais pessoas tiverem acesso a ele, melhor para todos nós.

  2. Emily

    Susana e Martha, super obrigada. Realmente, precisamos de divulgação! Vocês ajudando, o conteúdo já se multiplica.

  3. Roberval Janeli Santos

    E´um pecado não haver uma divulgação nas outras mídias como a falada e televisada isso sim é a prevenção a saúde.
    Parabéns pela matéria..

  4. Célia Wada

    Perfeito como sempre e, que tal pensarmos um pouco além??
    Mãos limpas e pés limpos!
    Você já pensou na “sujeira” que leva para sua casa nas solas de seus sapatos?
    Você tira o sapatos quando entra na sua casa?
    E, pior ainda, sabe que tem pessoas que guardam os sapatos nos guarda roupas?
    Pois é, a higiene é a base da saúde….
    Mãos limpas = corpo sadio…alguns momentos que podem mudar o mundo!
    Podem ler nosso artigo e aceitamos comentários:
    http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=20352

    1. Emily

      Tenho certeza que leitor como você é sincero e torce por uma mídia que mostra o que está por trás dos desafios do setor de SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.
      abraço.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.