• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Operação Aprendiz em RO prende servidores acusados de vender certificados de treinamentos de SST para trabalhadores que não participaram dos cursos

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Criminosos na área de SST já é demais! (Foto: Pixabay)

Meu Deus do céu e da terra também, como diz meu colega Sérgio Vaz!

Se já não bastasse a falta de cumprimento das normas regulamentadoras em saúde e segurança do trabalho por parte de muitas empresas brasileiras, agora há um tipo de crime que ajuda a enterrar a prática de prevenção contra acidentes laborais. Refiro-me a uma operação realizada recentemente pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil em Rondônia (Draco/PC-RO), que resultou na prisão temporária de um técnico em Segurança do Trabalho da Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), de um conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Rondônia (Crea-RO) e servidor do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER-RO).

Os ‘bonitos’ são suspeitos de vender certificados falsos de cursos de segurança e saúde. E a investigação só ocorreu por causa da análise de acidentes graves envolvendo trabalhadores do setor elétrico. Auditores-fiscais do Trabalho analisaram registros dos acidentes e observaram erros por falta de conhecimento de procedimentos básicos de segurança, que resultaram em mortes dos trabalhadores. Eles encontraram indícios de emissão de diversos certificados falsos ou emitidos irregularmente de cursos de formação de eletricistas, de segurança no trabalho em instalações elétricas e segurança no trabalho em altura.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.