• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Nota técnica e necessária aos direitos dos profissionais da saúde nesta pandemia

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Quem protege os profissionais da saúde? (Foto Pixabay)

Todos vão concordar comigo que o mundo está monotemático: coronavírus ou Covid-19 ou, para mim, vírus Chinês.

Chame como quiser, mas só existe hoje um único tema, que é o risco de você ser contaminado pelo vírus. Assim, não há como neste blog, em que o foco principal é segurança do trabalho, não trazer questões relacionadas ao vírus Chinês.  Este mês, a Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores lançou uma Nota Técnica para orientar sobre os direitos de trabalhadores dos serviços de saúde, enquanto grupo vulnerável na pandemia do Covid-19.

A ‘Frente’ reúne 23 entidades, instituições e dezenas de profissionais do campo da Saúde do Trabalhador e áreas afins. O documento lista 17 medidas de caráter preventivo, assim como reafirma um conjunto de “direitos dos trabalhadores portadores de COVID-19”. Também cita os procedimentos previdenciários e a necessária emissão da CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho). Além disto, ressalta que quase todas as orientações direcionadas nessa Nota Técnica aos trabalhadores em Serviços de Saúde aplica-se, também, a outras categorias ocupacionais, em especial àquelas consideradas como “serviços essenciais” no atual contexto da pandemia.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “O ESPECIALISTA”. ENTREVISTA COM FERNANDO ROSALVO, CONSULTOR TÉCNICO DA DUPONT, QUE EXPLICA SOBRE AS VESTIMENTAS ESPECIAIS PARA QUEM TRABALHA DIRETAMENTE COM PACIENTES COM COVID-19 


Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.