• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Nossa homenagem a todos os gêneros

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Todas as profissões têm seus riscos (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Hoje, 8 de março, dia internacional da mulher, poderia homenageá-la publicando um post que falasse, por exemplo, do assédio sexual contra a mulher no trabalho. Só que não. Prefiro pautar os riscos aos quais estão expostos homens, mulheres, ambos ou nenhum dos gêneros. Todos os seres humanos que desenvolvem profissões em diversos campos têm seus riscos para chamar de seus, não é mesmo?

Assim, se o leitor quer uma amostra objetiva das profissões mais perigosas à saúde, vou trazer um ranking muito interessante, elaborado pelo site de notícias Business Insider, de Nova York. Já faz uns três anos que o site ranqueou a periculosidade de profissões com base nas mais de 970 disponíveis no banco de dados de ocupações dos Estados Unidos, o Occupational Information Network, mas ainda é bastante adequado à realidade atual. Claro, pode haver contestações. O parâmetro do estudo estatístico avaliou seis fatores, como exposição à contaminação, a doenças infecciosas, a condições perigosas de trabalho, à radiação, riscos de ferimentos e o período em que o profissional passa sentado. Vamos lá. O índice de periculosidade da profissão do dentista foi avaliado em 65,4 e os principais riscos da ocupação foram a exposição à contaminação e às doenças/infecções e muito tempo sentado.

Sabe aquele glamour dos comissários de bordo? Pois é, o índice de periculosidade é de 62,3, pois ficam expostos à contaminação, doenças/infecções e riscos de ferimentos (já pensou se a aeronave cai?). Também no segundo lugar vêm os anestesiologistas, com índice de 62,3, já que ficam expostos às doenças e infecções, contaminação e radiação.

Ama os animais e decidiu ser veterinário? Então, saiba que o índice de periculosidade é de 60,3, com exposição a doenças/infecções e à contaminação e risco de ferimentos. Resolveu dedicar-se aos transtornos vinculados aos pés, sendo podólogos? Pois é, seu índice de periculosidade é 60,2, com exposição a doenças/infecções, à radiação e à contaminação. No caso de ser fiscal de imigração e alfândega, o índice de periculosidade é de 59,3, assumindo os três principais riscos: exposição à contaminação, a doenças e infecções e à radiação. Resolveu ser técnico em histologia, porque achou bonito? Então saiba que o índice de periculosidade chegou a 59, e os três principais riscos são exposição a condições perigosas de trabalho, à contaminação a doenças/infecções.

Já os operadores de estação de tratamento de água precisam conhecer que o índice de periculosidade da ocupação é 58,2, sendo expostos à contaminação, a condições perigosas de trabalho e risco de ferimentos. Os engenheiros e operadores de maquinário industrial e caldeiras enfrentam um índice de periculosidade de 57,7, e ficam expostos à contaminação, a condições perigosas de trabalho e risco de ferimentos. Aos assistentes/técnicos em cirurgia, o índice de periculosidade é de 57,3, sendo expostos às doenças/infecções, à contaminação e a condições perigosas de trabalho. Já os operadores de gruas e torres de perfuração do setor de óleo e gás estão sujeitos ao índice de periculosidade de 56, pois estão expostos à contaminação, a ferimentos e a condições perigosas de trabalho.

Pensou que fosse mais? Os pilotos, copilotos e engenheiros aeronáuticos enfrentam um índice de periculosidade de 55,7, com os três principais riscos: tempo sentado, exposição à radiação e à contaminação (mas não tem de acidente? Não entendi.).

Os técnicos em instrumentação médica enfrentam um índice de periculosidade de 55,7, pois ficam expostos à contaminação, exposição a doenças /infecções e exposição a condições perigosas de trabalho. Já os técnicos e operadores de equipamentos e materiais nucleares enfrentam o índice de periculosidade de 55,2, sendo expostos à radiação, exposição a condições perigosas de trabalho, exposição a contaminação. Pensou que fosse mais? Eu também. E, finalmente, os coletores de resíduos recicláveis e não-recicláveis estão sujeitos ao índice de periculosidade de 55, pois estão expostos à contaminação, tempo sentado, exposição a doenças/infecções.

Está bem, vamos ao convencional: feliz dia das mulheres!

 

4 Comentários

  1. Tânia Reginova

    Simplesmente adorei o post de hoje! Feliz dia da mulher, do homem, do homo, do hétero, de todos os gêneros e cores!

  2. Lídia Maria Rangel

    Todas as profissões têm suas peculiaridades e riscos à saúde. O importante é tomar consciência e prevenir. Parabéns, Emily, pelo texto e pelo dia internacional da mulher.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.