• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Norma para conter o risco de eletricidade estática em atmosferas explosivas

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

sign-24064__340

No post desta semana sobre áreas classificadas trato dos riscos eletrostáticos em atmosferas explosivas. O que isso significa? Primeiro, volto à questão básica sobre o tema: para que ocorra uma explosão faz-se indispensável à reunião dos três elementos: fontes de ignição, oxigênio e substância inflamável ou combustível (gás, poeira e fibra combustível).

As fontes de ignição mais comuns estão relacionadas às faíscas elétricas ou efeito térmico, quando há temperaturas muito elevadas no ambiente. Entretanto, há uma fonte de ignição ‘especial’ que, em geral, é discreta e passa indiferente. Os riscos eletrostáticos ou eletricidade estática não são tangíveis como a centelha de materiais elétricos e mecânicos dentro de indústrias, por exemplo. É justamente aí que se situa a ameaça de explosão. O armazenamento de cargas estáticas pode acontecer em diversos ambientes.

Por incrível que pareça, a eletricidade estática é um episódio conhecido até por crianças, que brincam com esse fenômeno quando passam uma tampa de caneta pela cabeça para depois levantar pedacinhos de papel (eu brinquei com isso). Apesar da ingenuidade dessa brincadeira, que não causa danos à saúde de ninguém, a eletricidade estática como fenômeno físico no contexto de atmosferas explosivas é altamente perigoso. Afinal, é uma fonte de ignição independente dos equipamentos elétricos. Assim, ao avaliar os riscos de explosões em indústrias, o especialista precisa apreciar os riscos associados à eletricidade estática em processos industriais, que incluem a manipulação de substâncias sólidas, líquidas, poeiras, gases, névoas e explosivos.

Para incluir medidas de proteção referentes à eletricidade estática deve-se seguir a norma IEC TS 60079-32-1, que determina as recomendações padronizadas sobre esse fenômeno que se apresenta sob determinadas condições. O aterramento de partes condutoras é um item indispensável para prevenir explosões relacionadas à eletricidade estática.

A norma recomenda ainda a redução de carregamento eletrostático e restrição de setores de superfície de materiais isolantes que venham a ser carregadas eletrostaticamente. O fluxo de volumes de líquidos, gases e poeiras em tubulações e equipamentos em indústrias petroquímica, química, sucroalcooleira e de alimentos gera enorme quantidade de eletricidade estática, que pode criar centelhas, tornando esses ambientes com risco de explosão.

Segundo Roberval Bulgarelli, consultor técnico da Petrobras e membro-coordenador do Comitê Técnico 31, a eletricidade estática representa uma parte integrante de um processo, como é o caso do revestimento por pintura eletrostática, o que determina um efeito colateral indesejado. No entanto, as orientações relacionadas a esse caso são apresentadas na Norma.

“Se as recomendações padronizadas apresentadas na IEC TS 60079-32-1 forem atendidas, pode ser previsto que o risco de descargas eletrostáticas em uma atmosfera explosiva se mantenha em um nível baixo aceitável”, explica Bulgarelli.

O aterramento descrito em norma deve ser providenciado, para proteger estruturas contra descargas atmosféricas.  O sistema deve conter componentes e meios condutores, numa malha de aterramento e tubulações.

De acordo com Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, fabricante de produtos com tecnologia contra atmosferas explosivas, tudo deve ser projetado por especialistas qualificados em áreas classificadas.

 

5 Comentários

  1. Romulo Peres

    A eletricidade estática ocorre também nas fábricas de papel e nas tecelagens. O enrolamento de papel e de tecido faz atrito com as partes metálicas das máquinas, produzindo faíscas que podem provocar incêndio e explosão.

  2. Fernando Serrano

    Os postos de combustível no Brasil utilizam tubos não condutivos para o transporte dos fluidos, o que gera um risco de acúmulo de eletricidade estática em sua parede mesmo que o sistema esteja aterrado.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.