• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

No trabalho não pode haver escravidão nem violência

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Abaixo a violência no trabalho (Foto Pixabay)

Estar desempregado fere a dignidade humana. Mas ter trabalho e sofrer violência no local que deveria ser um ambiente de realização profissional é também uma degradação ao trabalhador.

Sim, apresento a questão das violências no trabalho que precisam ser identificadas e combatidas, especialmente com políticas de prevenção. Não debelar a humilhação no trabalho gera consequências à saúde física e mental da vítima. Por exemplo, o assédio moral, agressão física e assédio sexual são casos de violência ocupacional que deixam sequelas na vida das pessoas. Além disso, o resultado no dia a dia da agressão é o aumento de absenteísmo, que são as faltas dos empregados, que se ausentam do trabalho. Assim como também a diminuição da produtividade. Normalmente, o trabalhador passa a desenvolver depressão, dificuldades no sono, aumento da pressão arterial, síndrome do pânico, problemas de alimentação ou alcoolismo, resultando até na síndrome de burnout, reconhecida pelo esgotamento emocional e físico para o trabalho.

A vítima de agressão no trabalho deve buscar ajuda tanto dos colegas como da própria organização. Quando o problema não é resolvido, deve-se buscar produzir provas, por meio de gravação, uma vez que o próprio interlocutor pode gravar as suas conversas com outra pessoa, ainda que ela não tenha conhecimento dessa gravação, o que mostra que a prova é lícita. No entanto, a prevenção contra as agressões no trabalho deve ser prioritária por meio da valorização dos empregados, promovendo o respeito à diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe; conscientizando os trabalhadores sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável; a promover valores éticos, morais e legais; e monitorar os resultados sem pressões excessivas, para prevenir conflitos nas relações de trabalho.

 

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O SEGUNDO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO DAS MÃOS, QUARTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.