• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

No ambiente de trabalho, exigência excessiva é nociva ao empregado e à empresa. Simples assim

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Ambiente de trabalho seguro, livre de riscos à sua segurança e sem stress é possível. Assim a empresa conquista mais produtividade (Foto Pixabay)

As excessivas e até mesmo cruéis exigências relativas à produtividade nas empresas têm resultado em trabalhadores com transtornos mentais. Muitos estudos e consultas com médicos do trabalho revelam que os empregados dos diversos ramos de atividade estão adoecendo mentalmente.

Sob o ponto de vista das empresas, que precisam competir num mercado financeiramente capenga e de crise, as cobranças justificam-se.

Porém, o aumento frequente de casos de trabalhadores com diagnóstico de burnout, que se caracteriza pelo estado de exaustão mental e emocional, indica que é preciso entender que o ser humano é mais importante que a produtividade.

Aqui abordo que, além do repouso semanal, que é um direito dos trabalhadores, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalhador deve laborar em ambiente seguro, livre de riscos à sua segurança e que promova sua qualidade de vida. Estou sonhando? Não, se pensarmos que um ambiente de trabalho menos tóxico, com cobranças civilizatórias fazem com que os trabalhadores rendam mais e melhor. Organizações que prezam pela qualidade de vida de suas equipes têm como resultado melhorem índices de produtividade. Os empregados que veem sua saúde e segurança valorizadas, oferecem em troca mais dedicação e o melhor de si. Evidentemente que locais de trabalho em que os empregados são exigidos a cumprir carga acima das 40 horas semanais, atividades por turnos, horas extra não remuneradas, métodos de organização de trabalho com pouca autonomia, impossibilitados de progressão na carreira, tendem a adoecer. E quando a saúde vai embora por causa do trabalho, o afastamento pune empregado e empregador.

Portanto, respeitar o limite físico e mental do trabalhador é o melhor remédio para a felicidade geral de todos.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUARTO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO DAS MÃOS, QUARTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD


Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.