• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho agora estão mais claros com a NHO 11

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

“Produzir” boa iluminação é essencial, principalmente no ambiente de trabalho (Foto Pixabay)

A Fundacentro publicou uma nova Norma de Higiene Ocupacional (NHO) nº 11, que dispõe sobre os procedimentos técnicos para a avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho.

Já há parâmetros estabelecidos na norma regulamentadora 17, que dizem respeito à luminosidade do ambiente de trabalho. Entretanto, essa nova NHO auxilia no atendimento à NR 17, que trata de ergonomia. Outros procedimentos para a detecção de não conformidades que possam comprometer requisitos de segurança e desempenho eficiente do trabalho estão presentes nessa norma. Por exemplo, o critério que deve ser adotado para avaliação do nível de iluminamento como, a escala de iluminância mínima e os procedimentos de avaliação. A norma estabelece ainda que os medidores de iluminância sejam periodicamente calibrados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por laboratórios acreditados pelo Inmetro para essa finalidade ou por laboratórios internacionais, desde que reconhecidos pelo Inmetro, em periodicidade estabelecida com base nas recomendações do fabricante. A relevância dessa norma está justamente na possibilidade de redução de riscos de acidentes, uma vez que com adequada iluminação, o trabalhador percebe muito mais rapidamente situações materiais inseguras.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.