• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Nem frio nem calor. Deixe o psicrômetro avaliar

O ambiente laboral para ser considerado salubre precisa estar harmonioso, de maneira sincrônica às variáveis de temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do ar, calor radiante e renovação do ar. Um ambiente termicamente desajustado é considerado fator de risco. Estresse e perturbações psíquicas, por exemplo, podem ser resultantes de um meio laboral termicamente insalubre.

Exposto a baixas temperaturas, o empregado pode vir a sentir problemas relacionados à estrutura musculoesquelética. Já com o calor excessivo, o ser humano tende a desidratar-se. A norma regulamentadora (NR 15), no Anexo 10 estabelece que as atividades laborais executadas em locais alagados, com umidade em excesso, são consideradas insalubres. Assim, a aquosidade relativa do ar a qual versa a norma deve ser inspecionada por meio de instrumentos, como o psicrômetro. O aparelho que é disponível no mercado em formato analógico e digital determina a quantidade de vapor de água contida no ar. O analógico é formado por dois termômetros iguais, capazes de avaliar o estado higrométrico da atmosfera. Os aparelhos digitais contam com mais recursos em relação aos analógicos, já que isentam os profissionais de uso de cálculos e tabelas. Uma das dificuldades de se fazer medição com o psicrômetro é ter certeza de que ele encontrou o ponto de equilíbrio. O ideal é que o encarregado pela medição a refaça algumas vezes em um curto espaço de tempo até encontrar a medida contumaz. Para efetuar a coleta, o instrumento deve ser colocado no posto de trabalho a uma altura de 1,5 metro, sem trabalhadores por perto, assim como fontes de calor (maquinários, por exemplo). A partir da organização do cenário, fazem-se as leituras de bulbo seco e a temperatura de bulbo úmido. Explico: os termômetros têm os bulbos secos e úmidos, capazes de avaliar temperatura do termômetro molhado e termômetro seco, que indicam a temperatura real do ar no instante da medição. Segundo especialistas, uma área de conforto térmico situa-se entre 40% e 70% de umidade relativa do ar.

Mulheres e homens que trabalham em escritórios e vivem em guerra por causa do ar condicionado, pois elas querem menos frio, eles querem ar gelado, deixem que o psicrômetro faça a real situação do ambiente de trabalho. Depois, tirem no palitinho quem tem direito a ligar ou desligar o ar. Brincadeirinha.

Por Emily Sobral

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.