• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Não se pode aceitar piadas sexistas no trabalho

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Revolte-se contra o ataque sexista no trabalho (Foto Pixabay)

Não concordo com a onda politicamente correta, pois como diz o publicitário Washington Olivetto, essa mania ‘matou a liberdade criativa’. Como não sou Olivetto, minha análise é mais direta: essa onda deixou as pessoas mais chatas. Exposto isso, repercuto uma pesquisa feita pela Ipsos e o Global Institute for Women’s Leadership, do King’s College London, com 27 países, sobre o comportamento dos homens em relação às mulheres no ambiente profissional.

O estudo foi abrangente, mas faço apenas um recorte entre os pesquisados no Brasil, com ambos os gêneros, em que 20% acham que piadas sexuais são aceitáveis, mesmo nesse ambiente ocupacional. Acalmem-se, leitores! Não concordo que piadas de cunho sexual sejam aceitáveis. Por quê? Então sou contraditória, tendo em vista que me oponho ao politicamente correto? Não e explico: hoje, é conhecido o aumento dos casos de transtornos mentais de trabalhadoras que foram expostas a situações constrangedoras durante sua jornada laboral. Na grande maioria das situações, a piada sexista está presente, de um ou mais chefes dirigida às subordinadas.

Ao fazer das ‘piadinhas’ uma rotina, o agressor denigre e ofende uma trabalhadora, que se vê humilhada e agredida. Esses ataques repetitivos contra o alvo levam aos casos de transtorno mental, tão recorrente nos dias de hoje. Portanto, por expor diariamente a mensagem de prevenção contra as doenças e acidentes de trabalho, não posso ser a favor da prática de piada com cunho machista, com consequências severas às vítimas em ambiente laboral.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “O ESPECIALISTA”. ENTREVISTA COM MARCELO NAEGELE, COORDENADOR GERAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.