• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Não se esqueçam da APR e da PT

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Análise preliminar de risco: precisa fazer em atividades mais arriscadas (Foto Pixabay)

Vamos hoje a mais um artigo acima de tudo técnico em SST.

O documento definido como APR (Análise Preliminar de Risco), que é obrigatório de acordo com várias normas regulamentadoras, precisa ser emitido antes de as atividades de riscos serem iniciadas. O profissional de segurança considera os riscos das funções e tarefas, para sugerir as medidas preventivas e de controle. Se os riscos forem altos, as medidas devem ser proporcionalmente vigorosas.

A APR faz parte de outro documento conhecido como Permissão de Trabalho. A PT é um formulário com medidas necessárias para a realização de um trabalho seguro, assim como com instruções para situações de emergência ou resgate. Muitas NRs indicam a necessidade de PTs para assegurar que as atividades e manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo ou inspeção sejam feitas com segurança num ambiente industrial. Assim, a PT serve para que cada etapa de um serviço com riscos potenciais de acidentes a serem executados nas diversas áreas estejam previamente descritas.

A NR-33, de SST em espaços confinados, por exemplo, prevê como medida administrativa “a adaptação, o preenchimento, o controle e o arquivamento” das permissões de trabalhos nessas condições.

Voltando à APR, vale destacar que cada empresa pode criar seu próprio modelo de documento, onde precisam constar quais os riscos, perigos e ameaças no local de trabalho, mapear as fragilidades no processo produtivo, estimar as possíveis doenças e acidentes e impor ações de controle.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “DIRETO À POLÊMICA”, COM FÁBIO ARRUDA, COORDENADOR DE SSMA DA VALE, QUE FALA SOBRE O ‘NOVO NORMAL’ EM SST.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.