• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Não basta ser agradável, o local de trabalho deve ser protegido contra incêndio

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

“Segurança é um item primordial dentro do trabalho” (Foto Pixabay)

Um ambiente de trabalho amistoso, com chefes e colegas que se respeitam, gera produtividade e satisfação, não é mesmo? Destaco o fator humano, porque não há nada pior do que aversão e ódio, que originam estresse e transtorno mental.

No entanto, o fator ‘ambiente’ diz respeito ainda às instalações, que precisam ser seguras para preservar a integridade física dos empregados. No local de trabalho, a segurança das pessoas deve vir em primeiro lugar. Por isso, seguir à risca as normas regulamentadoras (NRs) é tão importante.

Uma delas é a NR 23, que trata das medidas de proteção contra incêndio. Segundo a norma, toda instalação de trabalho deve estar preparada para a execução dos procedimentos de segurança contra incêndio e situação de emergência.

Além da NR 23, a proteção contra fogo está prevista no artigo 200 da CLT. Ela estabelece que todas as empresas devem possuir sistemas de proteção contra incêndio, saídas adequadas para que os trabalhadores possam desocupar a área de maneira rápida, equipamentos para combater o fogo, desde o início das chamas, e pessoas capacitadas para o uso correto dos equipamentos de combate a incêndio.

Em relação às saídas de emergências, as vias de passagem devem ser claramente identificadas por meio de placas ou sinais luminosos que indiquem a sua direção. As portas devem ser visíveis, e qualquer obstáculo que bloquei o acesso é proibido.

Quando o assunto são os extintores de incêndio, as empresas devem ficar atentas à sua data de validade, além da procedência do material. De acordo com a NR 23, apenas os extintores que obedeçam as normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Inmetro devem estar à disposição nos ambientes de trabalho.

Segurança, paz e harmonia no local do trabalho são bem-vindas!

2 Comentários

  1. Márcia Leão

    Todas as empresas deveriam ser obrigadas a oferecer cursos aos empregados, de como se comportarem em uma situação dessas. Também, saber usar o extintor é fundamental neste caso.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.