• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Mudanças na NR 18 visam melhorar a segurança com cabos de aço e fibras

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Alterações na NR 18 para a maior segurança do operário (Foto Pixabay)

Devido à necessidade de tratar da segurança de obras de engenharia, antes de encerrar 2018, o Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (CPN) aprovou propostas de aperfeiçoamentos em itens da NR 18 (Norma Regulamentadora Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Construção). As propostas serão encaminhadas à Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do ex Ministério do Trabalho, incorporado ao Ministério da Economia, que ficará responsável pelas questões de segurança do trabalho, para homologação.

As alterações abrangem os itens 18.16 da NR 18, sobre Cabos de Aço e Cabos de Fibras Sintéticas, e o 18.37.7, referente a soluções alternativas de medidas de proteção coletiva ou outros dispositivos não previstos na NR 18. O texto do item 18.14, sobre movimentação e transporte de materiais e pessoas, foi reorganizado. Também se decidiu a realização de um estudo voltado a medidas de proteção contra quedas de altura (Item 18.13). Na próxima reunião, com base em planilhas comparativas sobre o texto em vigor, serão analisados o texto proposto, as justificativas e observações ou pendências. O encontro será em 20 e 21 de fevereiro, na sede no Seconci-SP. A atualização da NR 18 é muito importante, por abranger um dos setores que mais causam acidentes.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.