• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Motoristas de caminhão não podem terminar a vida sofrendo no Uber, não!

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Motorista de caminhão: vida dura e exposta a risco à saúde (Foto Pixabay)

Conheci um motorista de Uber que precisa fazer uma cirurgia na coluna o mais urgentemente possível. Entre outros diagnósticos, tem o famigerado ‘bico de papagaio’ que tanto lhe causa dores. Ainda trabalhando como motorista de aplicativo, pois aguarda ser chamado para a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, o motorista me contou que trabalhou por 30 anos como motorista de caminhão, transportando cargas, muitas vezes cumprindo uma jornada de trabalho de 18 horas.

Quer dizer, até eu que não sou ortopedista, consigo fazer o nexo causal da atual doença de coluna dele com a sua vida laboral como caminhoneiro. Meu Deus do céu e da terra também! As empresas de transporte de cargas precisam ter mais responsabilidade com seus trabalhadores, pois os riscos aos quais estão expostos são muitos, especialmente no que tange às doenças de coluna.

Enfrentar extenuantes jornadas para fazer muitas entregas resulta no caso do motorista que conheci e relato no início deste post. Vou lembrar aos empregadores que a Lei dos Caminhoneiros, Lei 13.103, está em vigor e precisa ser cumprida. Só relembrando itens importantes: A jornada diária é de oito horas, mas um acordo coletivo de trabalho pode incluir mais quatro horas extras, totalizando 12 horas, no máximo. A cada seis horas na condução do veículo de transporte de carga, 30 minutos devem ser tirados para repouso. Para transporte de passageiros, a regra é 30 minutos de descanso para cada quatro horas de trabalho. A cada 24 horas trabalhadas, 11 devem ser de descanso – sendo um mínimo de oito horas ininterruptas no primeiro período. O restante pode ser usado no decorrer das 16 horas seguintes. São exigidos exames toxicológicos periódicos a cada dois anos e meio de trabalho, no mínimo.

Aproveito para mandar um abraço para o motorista do Uber, e dizer que estou torcendo para que faça logo sua tão necessária cirurgia.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA DIRETO À POLÊMICA em sst, NOVO PROGRAMA DE ENTREVISTA DO PREVENIR SEMPRE POD. EU ENTREVISTO EDUARDO ELIAS SOBRE A QUEDA DO CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (CA) 

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O QUARTO EPISÓDIO DE PROTEÇÃO SOLAR, QUINTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

  1. Gerson Marchetti

    Emily, posts ótimos e podcasts maravilhosos. Você é uma jornalista de SST de primeira grandeza. Sou fã e não tenho vergonha de dizer.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.