• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Mineração é excelente à economia do Brasil, mas os acidentes precisam ser evitados

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Mineração: NR 22 contra os riscos do setor (Foto Pixabay)

A indústria da mineração envolve exploração, extração e beneficiamento de minerais que se encontram nas rochas e solos. Essa atividade integra a extração a céu aberto e no subterrâneo, e é de extrema importância para a economia do País. Infelizmente, esse setor tem um estigma: a liderança em acidente de trabalho.

Com isso, a norma regulamentadora 22 (NR22), que trata da segurança e saúde na atividade de mineração, precisa ser posta em prática em todos os sítios em operação. O texto da NR explicita o planejamento e o desenvolvimento das execuções, buscando a prevenção contra os infortúnios laborais.

Entre os principais riscos destacam-se os deslizamentos de terra, inalação de poeiras, explosão, fumos metálicos existentes nas atividades de beneficiamento e nas atividades de solda e corte. Há ainda os riscos envolvendo as radiações ionizantes na mineração de urânio e o ruído, pelos equipamentos de britagem e moagem. Assim, os requisitos da NR 22 devem sair do papel e proteger efetivamente os trabalhadores da mineração.

Atualmente, o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos é considerado um dos principais documentos no planejamento e execução das atividades. Por meio do PGR, antecipam-se e identificam-se os fatores de risco, para que se possa monitorá-los. Nessa área, a brigada de emergência deve ser bem treinada para intervir em possíveis emergências.

Obviamente, é de suma importância o uso de equipamento de proteção individual (EPIs), como máscaras de respiração, protetores auditivos e camisas com faixas refletivas.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.