• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Médicos e enfermeiros estão expostos às doenças mentais

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Estresse em profissionais da saúde (Foto Pixabay)

O aumento dos transtornos mentais com nexo causal do trabalho tem ocorrido em todo o mundo, e no Brasil não seria diferente. Neste momento de pandemia pelo Covid-19, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente com os pacientes e contaminados estão cada vez mais vulneráveis a adoecerem mentalmente. Cada dia cuidando de um paciente com coronavírus é um risco real de também ser contaminado. Logo, a saúde mental dos profissionais de saúde está ameaçada. Mas não é apenas o risco do Covid-19, as rotinas diárias de trabalho desses profissionais os levam a ficar expostos a diversas situações estressoras, que são inerentes às suas atividades.  O adoecimento físico e psíquico dos profissionais de saúde é resultado de diversos aspectos, incluindo insalubridade por agentes biológicos, trabalho excessivo e contato diário com sofrimento, com foco em salvar vidas. Com isso, o relacionamento  entre médicos e pacientes está cada vez mais complexo, devido a desconfianças tanto pelos pacientes quanto por essas organizações, o que eleva as tensões psicológicas. A insanidade mental dos profissionais de saúde provém do caráter estressante, que se tem intensificado devido ao crescente volume de pacientes e às precárias condições de trabalho, gerando situações de franca hostilidade por parte dos pacientes e familiares. Mais do que nunca, os gestores de saúde e segurança do trabalho dos serviços médicos precisam dar a devida atenção para os casos de “Síndrome de “burnout”, em que o profissional demonstra pouca energia e desenvolve sentimentos de decepção e frustração, antes que os centros de saúde não se tornem verdadeiros centros de patologias mentais.

 CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.